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Type: Artigo de periódico
Title: Linguagem e desenho no desenvolvimento da criança surda: implicações histórico-culturais
Title Alternative: Lenguaje y dibujo en el desarrollo de niños sordos: implicaciones histórico-culturales
Language and children s drawing in the development of deaf child: historic-cultural implications
Author: Araújo, Claudia Campos Machado
Lacerda, Cristina Broglia Feitosa de
Abstract: This paper discusses children s drawing as a signic visual sphere that promotes and enables the signification process for deaf children with late language acquisition. It aims to emphasize concepts of a Historic-Cultural theory that approach human psychic functioning and its social constitution, as well as the central role of history and culture in the development of higher psychological functions by means of language and of children s introduction in the circuit of the symbolic. The analysis of the theoretical and conceptual aspects can be the ground for a clinical and educational practice engaged with the social, linguistic, cognitive, interactive and symbolic development necessary to making deaf children, speakers of sign language, as a being whose means of communication is limited to that language.
Este artigo discute o desenho infantil como esfera sígnica visual promotora e facilitadora do processo de significação para a criança surda, principalmente com aquisição tardia de linguagem. Propõe-se destacar conceitos da Teoria Histórico-Cultural que abordam o funcionamento psíquico humano e sua constituição social, bem como o papel central da história e da cultura no desenvolvimento das funções psicológicas superiores, a partir da linguagem e da inserção da criança no circuito do simbólico. A análise de aspectos teóricos e conceituais pode fundamentar uma prática clínica e educacional comprometida com o desenvolvimento social, linguístico, cognoscitivo, interativo e simbólico necessário à constituição da criança surda, usuária da língua de sinais, como ser cujo meio de se comunicar se circunscreve a essa linguagem.
Este artículo discute el dibujo infantil como esfera sígnica visual impulsora y facilitadora del proceso de significación para el niño sordo, principalmente con adquisición tardía del lenguaje. Se propone descartar conceptos de la teoría Histórico-Cultural que abordan el funcionamiento psicohumano y su constitución social, así como el papel central de la historia y de la cultura en el desarrollo de las funciones psicológicas superiores, a partir del lenguaje y de la inserción del niño en el circuito simbólico. El análisis de los aspectos teóricos y conceptuales puede fundamentar una práctica clínica y educacional comprometida con el desarrollo social, linguístico, cognoscitivo, interactivo y simbólico necesarios a la constitución del niño sordo, usuario del lenguaje por señales, como ser comunicante circunscrita por el lenguaje.
Subject: Linguagem
desenho infantil
surdez
Language
children s drawing
deafness
Editor: Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá
Rights: aberto
Identifier DOI: 10.1590/S1413-73722010000400005
Address: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722010000400005
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722010000400005
Date Issue: 1-Dec-2010
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