Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/26602
Type: Artigo de periódico
Title: Formação de conceitos por crianças com necessidades especiais
Title Alternative: Formación de conceptos por niños con necesidades especiales
Concept formation by children with special needs
Author: Souza, Carolina Molina Lucenti de
Hueara, Luciana
Batista, Cecília Guarnieri
Laplane, Adriana Lia Frizsman de
Abstract: Processes of concept formation involve the establishment of relationships between daily and scientific concepts. Adult mediation and the use of adapted pedagogical resources are seen as important contributors, especially in the case of children with special needs. The present study aimed at the observation and analysis of concept formation in a thematic project about The Human Body, involving 7-12yr children, with diagnoses of low vision, most of them with other diagnoses of organic problems, and presenting school difficulties. The sessions were filmed, transcribed and analyzed. The analysis of episodes contributed to the understanding of the ways children construct connections between daily and scientific concepts and to the planning of pedagogical resources for children with visual impairments, and highlighted the importance of the group context for child development.
Processos de formação de conceitos envolvem o estabelecimento de relações entre conhecimentos cotidianos e científicos. Nesse processo, a mediação do adulto e a utilização de materiais que facilitem a construção do conhecimento são essenciais, principalmente no caso de crianças que apresentam dificuldades. Desse modo, o presente estudo buscou observar e analisar a formação de conceitos em um trabalho temático sobre o Corpo Humano desenvolvido em um grupo de crianças de 7 a 12 anos com diagnóstico de deficiência visual (baixa visão), a maioria com outras alterações de origem orgânica e queixas de dificuldades escolares. Para a coleta dos dados, as sessões foram videogravadas, transcritas e analisadas. A análise de episódios contribuiu para a compreensão de como as crianças estabelecem relações entre conceitos cotidianos e científicos, para o planejamento dos recursos e materiais pedagógicos a serem utilizados por elas, e ressaltou a importância do contexto de grupo para o desenvolvimento infantil.
Los procesos de formación de conceptos tienen que ver con el establecimiento de relaciones entre conocimientos cotidianos y científicos. En ese proceso, la mediación del adulto y el uso de materiales que faciliten la construcción del conocimiento constituyen factores esenciales, principalmente en el caso de niños que presentan dificultades en el desarrollo. El presente estudio buscó observar y analizar la formación de conceptos en un trabajo temático sobre el Cuerpo Humano desarrollado en un grupo de niños de 7 a 12 años, portadores de déficit visual (baja visión), la mayoría con otras alteraciones de origen orgánica y quejas de dificultades escolares. Los datos fueron construídos a partir de sesiones vídeo-grabadas, transcriptas y analizadas. El análisis de episodios contribuyó para la comprensión de como los niños construyen relaciones entre conceptos cotidianos y científicos, para la planificación de los recursos y materiales pedagógicos a ser utilizados por esos niños, y resaltó la importancia del contexto de grupo para el desarrollo infantil.
Subject: Formação de conceitos
Deficiência visual
Dificuldades escolares
Concept formation
Visual impairment
School difficulties
Editor: Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá
Rights: aberto
Identifier DOI: 10.1590/S1413-73722010000300003
Address: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722010000300003
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722010000300003
Date Issue: 1-Sep-2010
Appears in Collections:Artigos e Materiais de Revistas Científicas - Unicamp

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
S1413-73722010000300003.pdf119.07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.