Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/265967
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Análise de embalagem para hortifruti por meio das ferramentas e metodologia de projeto
Title Alternative: Analysis of packaging for greengrocery using tools and design methodology
Author: Fávaro, Marilia Colozio, 1988-
Advisor: Dedini, Franco Giuseppe, 1957-
Abstract: Resumo: A metodologia de projeto e as ferramentas de desenvolvimento de produto são aplicadas no desenvolvimento do produto para que se obtenham resultados que sejam positivos tanto para a empresa como para o consumidor. Juntos, formam uma base de conhecimento que auxiliam o designer na busca pela solução ideal que satisfaça uma necessidade humana. Por ser um método flexível e multidisciplinar, seus conceitos podem ser usados no desenvolvimento de diversos produtos. A embalagem tem uma peculiaridade em relação aos demais produtos industriais e deve ser considerada com um todo. Para atender a demanda desse tipo de produto, um entendimento aprofundado da função da embalagem relacionado aos aspectos práticos, estéticos e sociais do uso da mesma, é necessário. Dada a importância da relação entre os conceitos levantados, a presente pesquisa tem como objetivo fazer uma análise da metodologia de projeto e ferramentas de desenvolvimento de produto para o desenvolvimento de embalagens de transporte e comercialização de hortifrúti. Para tanto, baseou-se no estudo da metodologia de projeto existente na literatura para, então, propor um método sugerindo ferramentas de desenvolvimento de produto, a fim de proporcionar maior eficiência e eficácia para as embalagens do setor. Os resultados possibilitaram uma visualização do processo de desenvolvimento de embalagem, de modo sistemático, capaz de propor uma série de ganhos tanto para o consumidor como para indústria. Neste ponto, a presente pesquisa de caráter filosófico e conceitual sugere que o estudo sobre o tema é pertinente, pois é necessário suprir a lacuna deixada pela definição da função da embalagem, agregando ferramentas de desenvolvimento de produto adequadas aos passos iniciais de desenvolvimento da embalagem

Abstract: The design methodology and design tools for product development are applied in product development in order to produce results that are positive for the company and the consumer. Together, the design methodology and the design tools form a knowledge base that assists the designer in finding the optimal solution that satisfies a human need. Because it is a flexible and multidisciplinary method, its concepts can be used in the development of several products. The packaging has a peculiarity in comparison with other industrial products and should be considered as a whole. To meet the demand of this type of product, a detailed understanding of the function related to practical, aesthetic and social aspects of the use of packaging is required. Given the importance of the relationship between the concepts raised, this research aims to analyze the design methodology and product development tools for the development of a packaging. For this, the study was based on the methodology described in the literature and then proposes a method suggesting product development tools in order to provide greater efficiency and effectiveness in the packaging industry. The results allowed a systematic way of producing the packaging able to propose a series of gains for both the consumer and industry. At this point, the present study has a philosophical and conceptual character and suggests that the study on the topic is relevant because it is necessary to fill the gap left by the definition of the function of the package
Subject: Embalagens
Pesquisa - Metodologia
Análise funcional
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2014
Appears in Collections:FEM - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Favaro_MariliaColozio_M.pdf8.12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.