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Type: TESE
Title: Método para identificação de perfis de produtos : estudo de caso automobilístico
Title Alternative: Method of identification of product profiles : automotive case study
Author: Miguel, Carlos Henrique, 1983-
Advisor: Batocchio, Antonio, 1953-
Abstract: Resumo: O objetivo do trabalho foi elaborar um método de identificação de perfis de produto que representa os grupos de características frequentes do produto nas compras efetuadas por seus clientes. Foi feita uma revisão de literatura sobre quais áreas de gestão são influenciadas pela identificação de perfis de produtos, dentre elas: Planejamento de Demanda, Cadeia de Valor, Cadeia de Suprimentos e Cadeia Logística. Mais especificamente, as subáreas mais afetadas são Entrega de Fornecedores Chaves em base no Just In Time e Sistema de Reposição Contínua. As tecnologias de identificação eletrônica de produtos produzidos em série (e. g. RF ID, código de barras e código QR) são formas de identificar cada venda de produto a ser utilizado pelo método. Dentre as técnicas aplicadas no método, os Conjuntos Fuzzy foram utilizados para categorizar as características quantitativas dos produtos, que passaram a ser a entrada para a Análise de Carrinho de Compras, possibilitando determinar cada perfil de produto através de mineração de dados por regras de associação. O Apriori foi um algoritmo apropriado para realizar a Análise de Carrinho de Compras, pois realiza mineração por regras de associação de conjunto de itens frequentes utilizando as regras de interesse: suporte, confiança e lift. O algoritmo está presente no pacote Arules do programa estatístico R. O pacote ArulesViz, que está presente no programa estatístico R, permite visualizar de forma gráfica os relacionamentos entre os itens do produto. O método foi aplicado a uma base de dados de pesquisa do setor automobilístico, retornando com sucesso os perfis de automóvel frequentes dentre as compras efetuadas pelos clientes

Abstract: This study aimed to prepare a product profile identification method representing the groups of common characteristics of the product in the purchases made by its customers. A literature review was made on which areas of management are influenced by the identification of product profiles, such as: Demand Planning, Value Chain, Supply Chain and Logistic Chain. Specifically the Keys Suppliers Delivery sub-areas based on Just in Time and Continuous Replacement System are the most affected. The electronic identification technologies of products produced in series (e.g. RF ID, barcode and QR code) are ways to identify each product sale to be used by the method. Among the techniques applied in the method, Fuzzy Sets were used to categorize the quantitative characteristics of the products, which are now the entrance to the Market Basket Analysis, allowing to find each product profile through data mining for association rules. The Apriori was an appropriate algorithm to perform Market Basket Analysis, as done by mining association rule set of frequent item sets using the rules of interest: support, confidence and lift. The algorithm is present in Arules package of statistical software R. The ArulesViz package, which is present in the R statistical software, displays graphically the relationships between the items of the product. The method was applied to a research database of the automotive sector successfully returning the frequent car profiles from purchases made by customers
Subject: Mineração de dados (Computação)
Conjuntos fuzzy
Administração de produção
Logística empresarial
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2015
Appears in Collections:FEM - Tese e Dissertação

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