Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/265676
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientadores: Antonio Carlos Bannwart, Edvaldo Sabadinipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica e Instituto de Geociênciaspt_BR
dc.format.extent86 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃOpt_BR
dc.titleRedução de atrito no escoamento de óleo dieselpt_BR
dc.title.alternativeDrag reduction during flow in diesel oilpt_BR
dc.contributor.authorDestefani, Thaís Cristinapt_BR
dc.contributor.advisorBannwart, Antonio Carlos, 1955-pt_BR
dc.contributor.coadvisorSabadini, Edvaldo, 1962-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Mecânicapt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Geociênciaspt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Ciências e Engenharia de Petróleopt_BR
dc.subjectRedução de atrito hidrodinâmicopt_BR
dc.subjectEscoamentopt_BR
dc.subjectCombustíveis dieselpt_BR
dc.subjectReometrospt_BR
dc.subject.otherlanguageDrag reductionen
dc.subject.otherlanguageFlowen
dc.subject.otherlanguageDiesel fuelen
dc.subject.otherlanguageRheometersen
dc.description.abstractResumo: A redução de atrito hidrodinâmico tem importantes aplicações em engenharia de petróleo, propiciando a produção e o transporte de petróleo ou seus derivados a vazões mais altas. As dimensões continentais do território brasileiro implicam na necessidade de uma eficiente rede de distribuição de derivados de petróleo, como por exemplo, o óleo diesel. O presente trabalho visa investigar o desempenho de dois agentes redutores de atrito (ARA's) comerciais que, injetado em ínfimas proporções (da ordem de ppm) em uma tubulação de escoamento de diesel, podem causar significativa diminuição em sua tensão de cisalhamento turbulenta, reduzindo a queda de pressão por atrito durante seu escoamento no interior de um tubo. Em uma primeira fase, as amostras com e sem ARA foram testadas em um reômetro, utilizando uma cela tipo Couette, avaliando a proporção do torque aplicado no diesel puro e no diesel com ARA, a uma mesma velocidade angular. Com uma concentração de 7 ppm foi observada uma redução de atrito da ordem de 13% e 18% para cada um dos aditivos. A avaliação da redução do atrito em tubulação consiste na comparação do diferencial de pressão obtido para escoamento de diesel com e sem ARA em um trecho de tubo. Estes experimentos mostram uma redução de atrito de 48% e 58% na injeção de 50 ppm de cada um dos aditivos estudados. Apesar dos experimentos em reômetro terem maior rapidez, controle de variáveis e menor consumo de materiais, o escoamento no interior da cela Couette é diferente em relação ao escoamento em tubulações. No entanto, os testes em tubulações são mais próximos das demandas reais, sendo assim importantes para o entendimento do fenômenopt
dc.description.abstractAbstract: The drag reduction has important applications in petroleum engineering, allowing production and transportation of oil and derivatives at higher flow rates. The continental dimensions of Brazil implies the necessity for an efficient distribution network for oil products, such as diesel. This study aims to investigate the performance of two commercial drag reduction agents (DRA's), injected in very small proportions (the order of ppm) in a diesel fuel pipe flow. This injection may induce significant decrease in the turbulent shear stress, reducing the pressure drop by friction during the flow inside a tube. In a first step, samples with and without DRA were tested in a rheometer using a Couette cell type. The ratio of torque applied in pure diesel and diesel with DRA were analyzed at the same angular velocity. Using 7 ppm of concentration for both DRA, it was observed drag reduction of the order of 13% and 18% for each additives. The analysis of drag reduction in pipe flow involves the ratio of pressure differential by the flow of diesel with and without DRA in a section of tube. These tests show a drag reduction of 48% and 58% with 50 ppm for each DRA studied. Despite the rheometer experiments offer greater speed, control variables and lower consumption of materials, the flow inside the Couette cell is different compared with flow pipes. However, tests on pipes are closer to real demands therefore important for understanding the drag reduction phenomenon. With these experimental data, it is expected to determine correlations between tests in pipeline and rheometer, estimating the turbulence effect in these two systemsen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.citationDESTEFANI, Thaís Cristina. Redução de atrito no escoamento de óleo diesel. 2011. 86 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica e Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/265676>. Acesso em: 18 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplineExplotaçãopt_BR
dc.description.degreenameMestre em Ciências e Engenharia de Petróleopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameMoreno, Rosângela Barros Zanoni Lopespt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameRosa, Paulo de Tarso Vieira ept_BR
dc.date.available2018-08-18T05:50:39Z-
dc.date.accessioned2018-08-18T05:50:39Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-18T05:50:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Destefani_ThaisCristina_M.pdf: 2402197 bytes, checksum: 41c2a60d04751d025a08cd311d99302a (MD5) Previous issue date: 2011en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/265676-
Appears in Collections:FEM - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Destefani_ThaisCristina_M.pdf2.35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.