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Type: Artigo de periódico
Title: Desempenho motor de aluno com paralisia cerebral discinética frente à adaptação das propriedades físicas de recurso pedagógico
Title Alternative: Motor performance of students with dyskinetic cerebral palsy and the adaptation of physical properties of educacional resources
Author: Gonçalves, Adriana Garcia
Braccialli, Lígia Maria Presumido
Carvalho, Sebastião Marcos Ribeiro de
Abstract: The main purpose of this study was to analyze the modified physical properties of an educational resource for facilitating the handling of a child with dyskinetic cerebral palsy. The participant of the study was a six year old child with dyskinetic cerebral palsy enrolled in a regular early childhood education classroom. The educational resource that was selected was a brick game, in which the physical properties of weight, size and texture had been modified. The analysis was made regarding the quality of upper limb movement to the variables: righting index, scalar displacement (s), average speed (As) and time (t). The results showed that combined large size and heavy weight did not have a satisfactory outcome, affecting both grasping the educational resource and fitting. There was also inconsistency in children with cerebral palsy's responses. There is variation in the results, though a standard cannot be established. Thus, this study contributed to understanding the motor responses of a child with dyskinetic cerebral palsy when participating in a fitting activity with educational resources in which the physical properties had been modified.
O objetivo deste estudo foi o de analisar as propriedades físicas modificadas de um recurso pedagógico para facilitação do manuseio de uma criança com paralisia cerebral do tipo discinética. O participante do estudo foi uma criança com paralisia cerebral do tipo discinética com idade de seis anos e matriculada na rede regular de ensino da educação infantil. O recurso pedagógico escolhido foi um jogo de encaixe, em que as propriedades físicas de peso, tamanho e textura foram modificadas. A análise foi feita em relação à qualidade do movimento do membro superior para as variáveis: índice de retidão, deslocamento escalar (s), velocidade média (Vm) e tempo (t). Os resultados evidenciaram que a combinação entre tamanho grande e peso pesado não se mostrou satisfatória, desde a ação de preensão do recurso pedagógico, até o ato de encaixe. Também houve inconsistência nas respostas obtidas nas ações de crianças com paralisia cerebral. Há uma variação nos resultados, sem que ocorra um padrão a ser estabelecido. Desta forma, o presente estudo contribuiu para a compreensão das respostas motoras de uma criança com paralisia cerebral do tipo discinética quando submetida à atividade de encaixe com recursos pedagógicos em que as propriedades físicas foram modificadas.
Subject: Educação Especial
Paralisia cerebral
Recurso pedagógico
Special Education
Cerebral palsy
Educational resource
Editor: Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
Rights: aberto
Identifier DOI: 10.1590/S1413-65382013000200009
Address: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382013000200009
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382013000200009
Date Issue: 1-Jun-2013
Appears in Collections:Artigos e Materiais de Revistas Científicas - Unicamp

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