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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador : Dino Ferraresipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia de Campinaspt_BR
dc.format.extent[212]f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃOpt_BR
dc.titleEstudo experimental de mancais hidrostaticos combinados : mancal de yatespt_BR
dc.contributor.authorZarpellon, Sergio Luizpt_BR
dc.contributor.advisorFerraresi, Dino, 1924-1991pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia de Campinaspt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.subjectMancais (Maquinaria)pt_BR
dc.description.abstractResumo: Neste estudo é apresentada uma pesquisa experimental do mancai de Yates, um tipo de mancai hidrostático combinado para cargas radiais e axiais. O método de projeto proposto por Wearing, Donoghue e Rowe para essa configuração de mancai e verificado experimentalmente através de medições efetuadas em um banco de ensaios especialmente construído para essa finalidade. Os resultados obtidos levam às conclusões que os valores medidos da vazão de Óleo e da potência de atrito dissipada apresentam boa concordância com os valores calculados, mas os valores teóricos da rigidez, tanto radial quanto axial, são bem maiores que os valores experimentais. Adicionalmente, é investigado o efeito da rotação do eixo na rigidez radial, e em geral, aumentando-se a velocidade do eixo consegue se uma rigidez radial maiorpt
dc.description.abstractAbstract: In this study an experimental investigation on the Yate's hydrostatic bearing, for supporting combined thrust and radial loads is presented. The design method proposed by wearing. Donoghue and Rowe for this configuration of combined bearing is verified throught measurements carried out on a specially built test rig. The results obtained lead to the conclusion that the measured values of oil flow and friction power dissipated are in a good agreement with the calculated values, but the theoretical values of stiffness, both radial and axial, are higher than the experimental values. Additionally, the effect of shaft rotation is also investigated and in general increasing the shaft speed produces higher radial stiffnessen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued1989pt_BR
dc.identifier.citationZARPELLON, Sergio Luiz. Estudo experimental de mancais hidrostaticos combinados: mancal de yates. 1989. [212]f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia de Campinas, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/265446>. Acesso em: 14 jul. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreenameMestre em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.date.defense1989-10-18T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-07-14T03:55:41Z-
dc.date.accessioned2018-07-14T03:55:41Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-14T03:55:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Zarpellon_SergioLuiz_M.pdf: 5124940 bytes, checksum: 8076ed1ae433d245f319df2c9f45d88e (MD5) Previous issue date: 1989en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/265446-
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