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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.identifier(Broch.)pt_BR
dc.descriptionOrientadores: Jose Manoel Balthazar, Paulo R. G. Kurkapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecanicapt_BR
dc.format.extent271p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeTESEpt_BR
dc.titleDinamica não linear e controle de uma aeronave em voo longitudinalpt_BR
dc.title.alternativeNon linear dynamics and control of an aircraft in longitudinal flightpt_BR
dc.contributor.authorPereira, Danilo Carlospt_BR
dc.contributor.advisorBalthazar, Jose Manoelpt_BR
dc.contributor.coadvisorKurka, Paulo Roberto Gardel, 1958-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Mecânicapt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.subjectDinâmicapt_BR
dc.subjectAerodinâmicapt_BR
dc.subjectTurbulênciapt_BR
dc.subjectTuneis aerodinamicospt_BR
dc.subjectTeorias não-linearespt_BR
dc.subjectDinâmica dos corpos rigidospt_BR
dc.subject.otherlanguageLongitudinal non linear flight dynamicsen
dc.subject.otherlanguageAerodynamicsen
dc.subject.otherlanguageTurbulenceen
dc.subject.otherlanguageVirtual wind tunnelen
dc.subject.otherlanguageNonlinear theoriesen
dc.subject.otherlanguageRigid dynamicsen
dc.subject.otherlanguageLinear optimal controlen
dc.subject.otherlanguageBifurcational analysisen
dc.description.abstractResumo: Neste trabalho analisou-se a dinâmica não linear de uma aeronave em vôo longitudinal. Efetuou-se a análise do comportamento bifurcacional da aeronave F-8 ¿Cruzader¿. Na análise bifurcacional foi estudado o comportamento topológico desta aeronave tomando-se dois parâmetros de controle: a deflexão do profundor e a alteração da massa da referida aeronave. Ante a pesquisa desenvolvida, foi proposto um projeto de controle linear ótimo com o objetivo de estabilizar as oscilações do ângulo de ataque, considerando-se regiões criticas do comportamento não linear da aeronave. Adicionalmente, incluiu-se no modelo matemático a variação da velocidade longitudinal da aeronave, visto tratar-se de simulações numéricas em um túnel de vento virtualpt
dc.description.abstractAbstract: In this work it was analyzed the non linear dynamic of an aircraft taken onto longitudinal flight. It was done analysis of the bifurcacional behavior of the aircraft F-8 ¿Cruzader¿. In the bifurcational analysis was studied the topological behavior of this aircraft taken into account two parameters of control: the deflection of the elevator and the alteration of the mass of the related aircraft. In the face of the developed research, an optimum linear control project was proposed with the objective of stabilizing the oscillations of the angle-of-attack. Additionally, the variation of the longitudinal speed of the aircraft was included in the mathematic model in order to simulate the oscillatory movement of the aircraft considered, in a tunnel of virtual winden
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.citationPEREIRA, Danilo Carlos. Dinamica não linear e controle de uma aeronave em voo longitudinal. 2007. 271p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecanica, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/265379>. Acesso em: 9 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelDoutoradopt_BR
dc.description.degreedisciplineMateriais e Processos de Fabricaçãopt_BR
dc.description.degreenameMestre em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameMeirelles, Pablo Siqueirapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameHermini, Helder Anibalpt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameRafikov, Maratpt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameDantas, Marcio Jose Hortapt_BR
dc.date.defense2007-07-30T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-08-09T22:56:56Z-
dc.date.accessioned2018-08-09T22:56:56Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-09T22:56:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Pereira_DaniloCarlos_D.pdf: 3711639 bytes, checksum: 2413d33f619760c04be8cc5320c0a84b (MD5) Previous issue date: 2007en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/265379-
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