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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Iris Bento da Silvapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânicapt_BR
dc.format.extent245 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeTESEpt_BR
dc.titleMelhoria do processo de montagem de motores diesel através de um sistema automático para controle e rastreabilidade de falhaspt_BR
dc.title.alternativeImproving the assembly process of diesel engines through of automatic system for failure control and traceabilitypt_BR
dc.contributor.authorNikititz, Laérciopt_BR
dc.contributor.advisorSilva, Iris Bento da, 1950-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Mecânicapt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.subjectMotor dieselpt_BR
dc.subjectContribuição de melhoriapt_BR
dc.subjectRastreabilidadept_BR
dc.subjectMétodos de linha de montagempt_BR
dc.subjectSistemas de controlept_BR
dc.subject.otherlanguageDiesel engineen
dc.subject.otherlanguageImprovement feesen
dc.subject.otherlanguageTraceabilityen
dc.subject.otherlanguageMethods of assembly lineen
dc.subject.otherlanguageControl Systemsen
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho consiste em uma análise do sistema de controle e rastreabilidade de processo usado para o funcionamento da linha de montagem de motores diesel HS (high speed) na fábrica da MWM International Motores na planta de Canoas/Brasil. O objetivo da análise é detectar as oportunidades de melhorias a serem implementadas no processo, através de mudanças nesse sistema, tornando o processo mais confiável em termos de qualidade do produto fabricado. A metodologia usada para desenvolvimento deste trabalho é a de pesquisa-ação, na qual foi selecionada uma linha de montagem como alvo de estudo. O levantamento de dados inclui a descrição do sistema utilizado, o fluxo do processo em estudo, dados de ocorrências de interrupções e desvios de fluxo normal de processo o histórico de implantação do atual sistema, um comparativo entre versões inicial, nova versão e versão futura, um mapeamento do processo conectado ao sistema e coleta e estratificação de dados de entradas e saídas do processo em cada estação de trabalho. É realizado um estudo de modos e efeitos potenciais de falha com uso da ferramenta PFMEA (análise dos modos e efeitos de falha potencial de processo) e uma pesquisa sobre fundamentos de sistemas poka-yoke e TI em linhas de montagem direcionado à indústria automobilística. O resultado é uma lista de melhorias implementadas, melhorias piloto e suas discussões e oportunidades de melhoria futura a fim de reduzir a vulnerabilidade, em termos de qualidade, do processo produtivo de montagem de motores diesel na linha HS e também de rastreabilidade de dados e aproveitamento de relatórios diversospt
dc.description.abstractAbstract: This study aims an analysis of the process control system and traceability for the assembly line of diesel engines HS (high speed) in the MWM plant at Canoas / Brazil. The goal of analysis is to identify opportunities for improvements to be implemented in the process through changes in the system making the assembly process more reliable in terms of quality of manufactured product. The methodology used for this work is the development of an action research, in which were selected an assembly line as the subject of study. The survey includes a description of the system used, the process flow in the study, data instances of interruptions and deviations from the normal flow of the historical process of implementing the current system. An initial comparison between versions, the new version and future version, a process mapping system and connected to the collection and stratification of data inputs and outputs of the process on each workstation. It is a study of modes and the potential effects of failure with use of the tool PFMEA (process failure mode and effects analysis) and a survey concerning the base of error proofing systems and IT on the assembly lines steering to automobile industry. The result is a list of improvements implemented, improved pilot and his discussions and opportunities for improvement in order to reduce vulnerability in terms of quality of the production process diesel engine assembly line in HS and also the traceability of data and utilization data several reportsen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.citationNIKITITZ, Laércio. Melhoria do processo de montagem de motores diesel através de um sistema automático para controle e rastreabilidade de falhas. 2011. 245 p. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/265247>. Acesso em: 19 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplineManufaturapt_BR
dc.description.degreenameMestre em Engenharia Automobilisticapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameBatocchio, Antoniopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameBatalha, Gilmar Ferreirapt_BR
dc.date.available2018-08-19T06:21:52Z-
dc.date.accessioned2018-08-19T06:21:52Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-19T06:21:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Nikititz_Laercio_M.pdf: 4752044 bytes, checksum: 849738f911f24b0ca9fae4423c9406f7 (MD5) Previous issue date: 2011en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/265247-
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