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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Paulo Roberto Meipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânicapt_BR
dc.format.extent86 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃOpt_BR
dc.titleAnálise de falhas em tubos sem costura de aço St52 utilizados em motores dieselpt_BR
dc.title.alternativeFailure analysis in seamless pipes of St52 steel used in Diesel Enginespt_BR
dc.contributor.authorBelloto, Humberto Jesuinopt_BR
dc.contributor.advisorMei, Paulo Roberto, 1953-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Mecânicapt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.subjectTubospt_BR
dc.subjectFadigapt_BR
dc.subjectLaminação (Metalurgia)pt_BR
dc.subjectAço - Metalografiapt_BR
dc.subjectMotor dieselpt_BR
dc.subject.otherlanguageSeamless tubeen
dc.subject.otherlanguageDiesel fuel injectionen
dc.subject.otherlanguageInternal roughnessen
dc.subject.otherlanguageAutofrettage and fatigueen
dc.description.abstractResumo: O tubo de aço carbono com alto teor de manganês St52 (Norma DIN 1.0580) sem costura, com 8 mm de diâmetro externo e 3 mm de diâmetro interno, atualmente utilizado no sistema de combustível de motores eletrônicos a diesel com pressões de trabalho de até 1300 bar, apresentou problemas nos testes de durabilidade. O rompimento do tubo foi consequência das trincas internas originadas no processo de laminação, denominadas descontinuidades. O tubo de fabricação nacional, atualmente utilizado nos motores, foi comparado com um importado e os resultados dos testes encontrados determinaram qual deles teria maior vida à fadiga. São apresentados nesta dissertação o processo de fabricação do tubo com as suas vulnerabilidades, os testes de fadiga comparando as durabilidades dos tubos nacionais e importados, o efeito do processo de autofretagem e os ensaios metalográficos. Os resultados levaram a concluir que o tubo nacional não atende as solicitações de trabalho do motor e a solução imediata é a utilização do tubo importado. A recomendação para trabalhos futuros seria o estudo de melhoria no processo de laminação para diminuição do nível de descontinuidades internas tubos nacionaispt
dc.description.abstractAbstract: The carbon steel with high manganese in accordance with Din 1.0580 (St52) seamless 8 x 3 mm diameter has been used into fuel injection system of the electronic diesel king with pressure up to 1300 bar. This tube presented short life on durability tests due to inner cracks created during rolling process. The tube produced in Brazil and used nowadays in was compared with an imported one using a fatigue test. It is shown on this work the manufacturing tube process, the fatigue test applied to the national and imported tubes and the e effects. The results showed that the national tube does not meet the necessary requirements and the immediate solution is to use the imported one. It is recommended further used on the rolling process to reduce the internal roughness of the tubes produced in Brazilen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.citationBELLOTO, Humberto Jesuino. Análise de falhas em tubos sem costura de aço St52 utilizados em motores diesel. 2011. 86 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/265045>. Acesso em: 18 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplineMateriais e Processos de Fabricaçãopt_BR
dc.description.degreenameMestre em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameZavaglia, Cecília Amélia de Carvalhopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnamePereira, Marcelo dos Santospt_BR
dc.date.available2018-08-19T00:26:25Z-
dc.date.accessioned2018-08-19T00:26:25Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-19T00:26:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Belloto_HumbertoJesuino_M.pdf: 5308190 bytes, checksum: 1a5267190a7db08ed3b659370b64f95a (MD5) Previous issue date: 2011en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/265045-
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