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Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Consumo de energia no transporte da coleta seletiva de resíduo sólido domiciliar no Município de Campinas (SP)
Title Alternative: Fuel consumption transportation of the recycling collection for Campinas municipality, São Paulo State, Brazil
Author: Lino, Fatima Aparecida de Morais, 1958-
Advisor: Bizzo, Waldir Antônio, 1955-
Abstract: Resumo: Nesta dissertação foi estudado a coleta seletiva de resíduo sólido na cidade de Campinas (SP), classificada como terceiro município do Estado de São Paulo em população, com 1.039.297 habitantes, e também, em geração de resíduo sólido domiciliar. O objetivo consiste em quantificar o consumo de energia no transporte da coleta seletiva executada pelo setor público e pelo sistema cooperativo. Diariamente, o poder público coleta em média 655 toneladas das quais 99% tem como destino o aterro sanitário. Em 2005, a prefeitura e duas cooperativas, juntas recolheram seletivamente uma média de 329 toneladas/mês de resíduo sólido reciclável. Na coleta foram utilizados 14 caminhões que percorreram a distância de 31.200 km/mês e o consumo estimado de 10.900 litros de óleo diesel. No balanço energético correspondente à quantidade de energia gasta no transporte e a evitada com a reciclagem, estima-se que, com o reaproveitamento na indústria do montante de reciclável coletado para produção de novos produtos foi possível evitar o uso de cerca de 12.552 GJ de energia. Essa quantidade de energia evitada representa cerca de 32,5 vezes superior a energia consumida no transporte da coleta seletiva. Com relação ao CO2, a queima de óleo diesel no transporte dos recicláveis emitiu na atmosfera cerca de 29 tCO2/mês e a reciclagem dos recicláveis coletados evitou a emissão de cerca de 901,2 tCO2/ mês

Abstract: In this dissertation, we studied the selective collection of solid waste in the city of Campinas (SP), ranked as the third city in the state of Sao Paulo in population, with 1,039,297 inhabitants, and also in household solid waste generation. The objective is to the energy gain due to selective collection and recycling realized by the public sector and the cooperative system. Daily, the municipal government collects an average of 655 tons of which 99% goes to landfill. In 2005, the public service and two cooperatives together selectively collected an average of 329 tons per month of recyclable solid waste. In the collection 14 trucks were used and traveled the distance of 31,200 kilometers per month at an estimated consumption of 10,900 liters of diesel fuel. Energy balance corresponding to the amount of energy spent in transportation and avoided from recycling, it is estimated that with the recycling the amount of recyclable collected it is possible to avoid the use of approximately 12,552 GJ of energy. This amount of energy avoided is about 32.5 times the energy consumed in transporting the collection. With regard to CO2, the consumption of diesel fuel in the transport of recyclables emitted to the atmosphere about 29 tCO2/month and recycling of recyclable materials collected avoided the emission of about 901.2 tCO2 per month
Subject: Energia
Veículos de coleta de lixo
Cooperativas
Transportes
Reciclagem
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: LINO, Fatima Aparecida de Morais. Consumo de energia no transporte da coleta seletiva de resíduo sólido domiciliar no Município de Campinas (SP). 2009. 135 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/264906>. Acesso em: 16 ago. 2018.
Date Issue: 2009
Appears in Collections:FEM - Tese e Dissertação

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