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Type: Artigo de periódico
Title: Procurando botões de desenvolvimento: avaliação de crianças com deficiência e acentuadas dificuldades de aprendizagem
Title Alternative: In search of buds of development: assessment procedures of impaired children, with severe learning difficulties
Author: Batista, Cecilia Guarnieri
Cardoso, Lucila Moraes
Santos, Mara Rúbia de Almeida
Abstract: The present study was aimed at the problem of assessment of children diagnosed with primary deficiency and severe learning difficulties, that tend to get low scores in standardized assessment procedures. It was questioned the practice of attribution of bad results to the organic aspects of the deficiency, leading to bad prognoses. Based on Vygotsky's concept of zone of proximal development, six children were observed along their interactions at the weekly meetings of psycho-educational groups. They were selected due to their low IQs in Verbal WISC test or because they could not be submitted to this kind of assessment. It was possible to identify growing capacities in the children, some times representing the initial steps of acquisition. It was discussed the fact that standardized assessment procedures do not constitute the better setting for the identification of capacities that are in process of acquisition, in the case of children with this profile.
No presente trabalho, foi levantado o problema da avaliação de crianças com diagnóstico de deficiência primária e acentuadas dificuldades de aprendizagem, que tendem a obter baixo escores em avaliações padronizadas. Questionou-se a prática de atribuir esses baixos resultados exclusivamente aos aspectos orgânicos da deficiência, levando a prognósticos desfavoráveis. Com base no conceito de zona de desenvolvimento proximal de Vygotsky, foram observadas e analisadas, em grupos de convivência com caráter psico-educacional, as interações de seis crianças que tinham obtido baixos resultados na aplicação de um teste padronizado (WISC Verbal), ou que tinham sido consideradas não-testáveis. Em todos os casos, foi possível identificar capacidades nessas crianças, muitas vezes representando momentos iniciais de aquisição de novos modos de ação, ainda bastante instáveis. Discutiu-se o fato de que situações de avaliação padronizada, em geral, não se constituem no melhor ambiente para a identificação de capacidades em aquisição, no caso dessas crianças.
Subject: zona de desenvolvimento proximal
deficiência visual
dificuldades de aprendizagem
avaliação em contexto
educação especial
zone of proximal development
visual impairment
learning difficulties
assessment in context
special education
Editor: Programa de Pós-graduação em Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Rights: aberto
Identifier DOI: 10.1590/S1413-294X2006000300007
Address: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2006000300007
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2006000300007
Date Issue: 1-Dec-2006
Appears in Collections:Artigos e Materiais de Revistas Científicas - Unicamp

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