Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/26468
Type: Artigo de periódico
Title: Construção e validação de uma escala sobre avaliação da vida acadêmica (EAVA)
Title Alternative: Construction and validation of an academic life assessment scale
Author: Vendramini, Claudette Maria Medeiros
Santos, Acácia Aparecida Angeli dos
Polydoro, Soely Aparecida Jorge
Sbardelini, Elizabeth Teresa Brunini
Serpa, Maria Nasaré Fonseca
Natário, Elisete Gomes
Abstract: This study aimed to construct and to validate a scale of academic life assessment to obtain the student's self-perception about the academic life. The scale was administered to 1,118 academic students aged 19 to 62 years (M = 25 years, SD = 6 years), and 54 percent of the students were male. The factorial analysis indicated a scale with five factors - academic ambient, course commitment, student's ability, involvement with non obligatory activities, and condition to the study - whose eigenvalues were larger than one, explaining 43 percent of the total variance. The scale included 34 items with factor loadings larger than 0.30, with a good internal consistency indicated by Cronbach coefficient (alpha = 0.873) to evaluate the construct - the students integration with the academic life. Each sub-scale's internal consistency level reached acceptable levels, ranging from 0.631 to 0.803.
Este estudo teve como objetivo a construção e validação de uma Escala de Avaliação da Vida Acadêmica (EAVA) para captar a autopercepção do estudante sobre sua vivência universitária. Participaram 1.118 universitários, sendo 54% do gênero masculino, com idades variando de 19 a 62 anos (M = 25 anos e DP = 6 anos). Como resultado da análise fatorial, obteve-se uma escala de cinco fatores: ambiente universitário, compromisso com o curso, habilidade do estudante, envolvimento em atividades não-obrigatórias e condições para o estudo; cujos autovalores foram superiores a 1,0, explicando 43% da variância total. Os 34 itens da escala apresentaram cargas fatoriais superiores a 0,30 em todos os fatores. O coeficiente de Cronbach (alfa = 0,873) indicou uma boa consistência interna dos itens na avaliação do construto e na integração do estudante com a vida acadêmica. A consistência interna de cada sub-escala atingiu níveis aceitáveis, variando de 0,631 a 0,803.
Subject: vida acadêmica
validação de escala
universitários
ensino superior
academic life
scale validation
undergraduate students
higher education
Editor: Programa de Pós-graduação em Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Rights: aberto
Identifier DOI: 10.1590/S1413-294X2004000200007
Address: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2004000200007
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2004000200007
Date Issue: 1-Aug-2004
Appears in Collections:Artigos e Materiais de Revistas Científicas - Unicamp

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
S1413-294X2004000200007.pdf333.51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.