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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.identifier(Broch.)pt_BR
dc.descriptionOrientador: Sergio Tonini Buttonpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecanicapt_BR
dc.format.extent136p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃOpt_BR
dc.titleAnalise numerica e experimental do cravamento de componentes mecanicos tubulares em haste com ponta esfericapt_BR
dc.title.alternativeNumerical and experimental analysis of tubular metallic parts indented with spherical punchspt_BR
dc.contributor.authorSoffiati, João Emanuelpt_BR
dc.contributor.advisorButton, Sérgio Tonini, 1958-pt_BR
dc.contributor.advisorButton, Sergio Toninipt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Mecânicapt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.subjectMetais - Fraturapt_BR
dc.subjectAço - Fraturapt_BR
dc.subjectMetais - Deformaçãopt_BR
dc.subjectPlanejamento experimentalpt_BR
dc.subject.otherlanguageFracture of metalsen
dc.subject.otherlanguageSteel - Fractureen
dc.subject.otherlanguageCreep of metalsen
dc.subject.otherlanguageStatistical analysisen
dc.description.abstractResumo: Cravamento é um processo de conformação de metais a frio que apresenta baixo custo na utilização de fixação de componentes tubulares. O tipo de cravamento estudado é aplicado em projetos de componentes que necessitem transmitir movimento de rotação, similar às articulações de pedais de freios automotivos. Se a folga da articulação, neste caso, for menor que 0,02mm causará restrições no movimento da articulação, podendo não fechar a válvula de vácuo do sistema de frenagem causando a diminuição da eficiência, em contra partida, se a folga for maior que 0,15mm o acionamento do freio poderá apresentar ruídos. Outro problema é a presença de trincas passantes geradas pela escolha de parâmetros de processos inadequados no cravamento. Usualmente estes parâmetros não são especificados no projeto do sistema de frenagem, causando alta variabilidade no processo de manufatura. Este trabalho apresenta a análise de cravamento considerando seis fatores que foram escolhidos para iniciar a análise: geometria do punção, rugosidade do punção, diâmetro da ponta da haste a ser cravada, espessura da parede do componente tubular, profundidade da indentação e folga entre esfera e diâmetro do tubo para indentação. O processo de manufatura foi simulado experimentalmente através de um dispositivo especialmente projetado e montado para este trabalho e comparado com os resultados obtidos com o software MSC Superforge 2005pt
dc.description.abstractAbstract: Crimping is a cold metal forming process that presents low costs for use in holding tubular components. The type of crimping analyzed is used in projects of components that transmit rotating motion, such as joining systems of brake pedals. If the joining clearance, in this case, is less than 0,02mm the brake movement will be restrained and may not close the vacuum valve of the break system what could cause reduction of efficiency; however, if that clearance is greater than 0,15mm may cause excessive noisy. Another problem is the presence of cracks or fissures generated by the choice of inappropriate process parameters. These parameters are not usually specified in the product design leading to high process variability. This work presents six factors that were chosen to start the analysis: punch geometry, roughness of the punch, diameter of the rod end, thickness of the tubular component, indentation depth, and position of indentation load. The crimping manufacturing process was simulated experimentally through the fixture specially projected and built to this work and compared with the results obtained with the software MSC Superforge 2005en
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.citationSOFFIATI, João Emanuel. Analise numerica e experimental do cravamento de componentes mecanicos tubulares em haste com ponta esferica. 2007. 136p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecanica, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/264408>. Acesso em: 9 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplineMateriais e Processos de Fabricaçãopt_BR
dc.description.degreenameMestre em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameDedini, Katia Lucchesi Cavalcapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameMontanari, Lucianapt_BR
dc.date.defense2007-11-23T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-08-09T22:04:57Z-
dc.date.accessioned2018-08-09T22:04:57Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-09T22:04:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Soffiati_JoaoEmanuel_M.pdf: 11880628 bytes, checksum: 29a510c6bed00d4a1a53fe4897d4cc0f (MD5) Previous issue date: 2007en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/264408-
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