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Type: TESE
Title: Um modelo de gestão do conhecimento como parte da mudança cultural das organizações
Title Alternative: A model of knowledge's management as part of organizations cultural change
Author: Silva, Sílvio Freitas da
Advisor: Agostinho, Oswaldo Luiz, 1943-
Abstract: Resumo: A gestão do conhecimento pode ser descrita como a forma estruturada de apresentar como ocorre o cruzamento do conhecimento tácito com a cultura da empresa. Esta simbiose do relacionamento entre pessoas e organização pode influenciar para inovar e solidificar os valores corporativos. Os resultados destas interações, baseadas em ações, contribuem para que seja assegurada a excelência dos processos estratégicos, táticos e operacionais, fazendo com que a organização gere resultados e ao mesmo tempo atenda às expectativas de todos os seus stakeholders. Sendo assim, o objetivo da pesquisa é propor um modelo de gestão do conhecimento que dê a empresa a oportunidade de compartilhar o saber tácito e explícito e moldar a cultura. Conceitualmente, o conhecimento tácito é o mais corrente dentro da organização e está relacionado com a cultura, experiência, personalidade, emoções e repertório de saber prático de quem o detêm. Enquanto que o conhecimento explícito é o conjunto de informações expostas em documentos, manuais, livros ou estruturado em algum suporte de treinamento. Após a realização da revisão bibliográfica a respeito de gestão, conhecimento tácito, conhecimento explícito e mudança cultural, são feitas análises sobre as práticas de gestão do conhecimento em duas empresas. A primeira, do setor de mineração denominada de "A", e a segunda, empresa fabricante de elevadores e escadas rolantes, caracterizada de "B", passam a ser adotadas como referência para avaliar a espiral da criação e conversão do conhecimento e comparar à aderência e contorno com o modelo proposto nesta tese. Em seguida, o método adotado é um estudo de caso através de análise comparativa, complementado pela pesquisa qualitativa e descritiva. O procedimento e técnica de abordagem de estudo foram: entrevistas semi-estruturadas com diretores e gerentes, supervisores, técnicos das áreas estratégica, tática e operacional, através da observação direta e por meio de visita à empresa. Como conclusão, observa-se que as organizações que incorporam a gestão do conhecimento, filosofias pedagógicas e metodologias educacionais como pivô para educar os modelos mentais de seus colaboradores, são capazes de, ao mesmo tempo, prosperar no mundo de hoje em rápida transformação e rejuvenescer a cultura corporativa

Abstract: The knowledge's management can be described as a structured way to present as is the intersection of tacit knowledge to the company's culture. This symbiotic relationship between people and organization can influence innovation and solidify the corporate values. The results of these interactions, based on actions, contribute to ensuring the strategic, tactical and operational process excellence, making the organization to generate results at the same time meet the expectations of all its stakeholders. Therefore, the objective of this research is to propose a knowledge's management model that gives the company the opportunity to share the tacit and explicit knowledge and shape the culture. Conceptually, tacit knowledge is the currency in the organization and is related to culture, experience, personality, emotions and practical knowledge repertoire of those who hold it. While explicit knowledge is the collection of information exposed in documents, manuals, books or structured in some media training. Upon completion of the literature about management, tacit knowledge, explicit knowledge and cultural change, there are made analysis on the practices of knowledge management in two companies. The first, a mining industry called "A", and second, a elevators and escalators manufacturer called "B", are now taken as a reference to evaluate the creation spiral and conversion of knowledge and adherence to compare and contour to the model proposed in this thesis. Next, the method adopted is a case study through comparative analysis, complemented by qualitative and descriptive research. The procedure and technique for approaching the study were: semi-structured interviews with directors and managers, supervisors, technical of strategic, tactical and operational areas, through direct observation and through visits to the companies. In conclusion, there is observed that organizations incorporate knowledge management, teaching methodologies and educational philosophies as pivot to educate the mental models of its employees, are able to, simultaneously, thrive in today's world of faster change and rejuvenate the corporate culture
Subject: Plano de gestão
Gestão do conhecimento
Mudança social
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2010
Appears in Collections:FEM - Tese e Dissertação

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