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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.identifier(Broch.)pt_BR
dc.descriptionOrientador: Franco Giuseppe Dedinipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecanicapt_BR
dc.format.extent170p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃOpt_BR
dc.titleUma proposta de controle com logica nebulosa para frenagem e esterçamento de um veiculopt_BR
dc.contributor.authorLandgraf, Leandro Henriquept_BR
dc.contributor.advisorDedini, Franco Giuseppe, 1957-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Mecânicapt_BR
dc.subjectAutomóveis - Dinâmicapt_BR
dc.subjectVeículos a motor - Dinâmicapt_BR
dc.subjectAutomóveis - Freiospt_BR
dc.subjectLógica fuzzypt_BR
dc.description.abstractResumo: Neste trabalho procurou-se desenvolver estratégias de controle veicular utilizando lógica nebulosa lfuzzy) que fossem simples e eficazes. Para isto inicialmente necessita-se de um modelo da dinâmica veicular que seja confiável. Este modelo pode ser construído a partir da literatura de referência. São propostas duas diferentes estratégias de controle de frenagem assistida utilizando lógica nebulosa lfuzzy), uma de controle de aceleração e outra de controle de deslizamento, e três estratégias de controle de frenagem por regras, dois controles de aceleração e um de deslizamento. Também são desenvolvidas duas estratégias de controle da dinâmica de yaw, uma utilizando lógica nebulosa lfuzzy) e outra por regras. Todas essas estratégias são implementadas, simuladas e comparadas entre si, por meio dos gráficos obtidos. Todos os controles desenvolvidos se mostraram bastante confiáveis e suficientemente simples. Em comparação entre os tipos de controle desenvolvidos, os controles utilizando lógica nebulosa lfuzzy) se mostraram mais eficientes e funcionais, superando as expectativas iniciaispt
dc.description.abstractAbstract: In this work were developed fuzzy logic controI strategies that should be simple and effective. To this intent first1y we need a vehicular dynamics model that is sufficient1y exact and credible. This model was based in a model found in the reference literature. We propose two assisted braking control strategies with fuzzy logic, one wheel deceleration control and one wheel slip control, and three rule-based assisted braking controls, two acceleration controls and one slip controI. We also develop two yaw dynamics control strategies, one fuzzy logic control and one rule based yaw dynamics controI. All the strategies are implemented, simulated and compared with each other. All the developed control strategies are enough credible and sufficient1y simple. Comparing all the control strategies, the fuzzy logic controls are more efficient and functional, surpassing our initial expectativeen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.citationLANDGRAF, Leandro Henrique. Uma proposta de controle com logica nebulosa para frenagem e esterçamento de um veiculo. 2004. 170p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecanica, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/264356>. Acesso em: 3 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplineMecanica dos Solidospt_BR
dc.description.degreenameMestre em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameNeto, Alvaro Costapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameZampieri, Douglas Eduardopt_BR
dc.date.defense2004-07-15T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-08-04T00:55:10Z-
dc.date.accessioned2018-08-04T00:55:10Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-04T00:55:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Landgraf_LeandroHenrique_M.pdf: 7633333 bytes, checksum: 04b9f282c26607a27576696783e9c35b (MD5) Previous issue date: 2004en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/264356-
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