Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/264199
Type: TESE
Title: Análise comparativa entre ensaios controlados e aplicações reais de pastilhas de freio de caminhões
Title Alternative: Comparative analysis between controlled tests and real applications of brakes pads of trucks
Author: Hodel, Marcelo Nogueira
Advisor: Cavalca, Kátia Lucchesi, 1963-
Dedini, Kátia Lucchesi Cavalca
Abstract: Resumo: Com a necessidade do lançamento de novos produtos e a introdução de novas tecnologias, em tempos cada vez mais competitivos, as empresas automobilísticas desenvolvem métodos para homologação de seus produtos, visando reduzir o tempo de desenvolvimento, e continuar atendendo aos requisitos de qualidade. Sendo assim, no setor automobilístico são desenvolvidas pistas de testes, para simular as principais características das aplicações veiculares, visando antecipar e analisar os resultados de confiabilidade dos componentes, antes do lançamento do veículo no mercado. Para avaliar os resultados obtidos durante a simulação é preciso compará-los com os dados de garantia, entretanto há componentes que são considerados itens de desgaste, que não são cobertos em garantia pela montadora, dificultando a comparação entre a simulação e os dados de garantia. Para validar os resultados obtidos por meio de uma simulação, para pastilhas de freio foram selecionadas amostras de usuários do veículo, logo após o seu lançamento. Foram realizados acompanhamentos sobre o desgaste das pastilhas de freio, para se obter os dados de confiabilidade em aplicações reais. Este estudo possui o objetivo de comparar os dados obtidos nos dois testes citados utilizando os conceitos de confiabilidade. A metodologia desenvolvida pode ser aplicada para validar os ensaios realizados para itens de desgaste, durante o desenvolvimento de novos produtos, principalmente veículos

Abstract: Due to the necessity of launching new products and the introduction of new technologies in more and more competitive times, automobile companies develop methods in order to get the approval of its products aiming at reducing the development time and keep meeting the quality requirements. Thus, in the automobile sector test tracks are developed in order to simulate the vehicle applications main features aiming at anticipating and analyzing the reliability results of components before launching the product in the market. In order to check the effectiveness of the results obtained during the simulation test, it is necessary to compare them with warranty data. However, there are components which are considered wear items and which aren't covered by the automaker warranty making it difficult the comparison with the results obtained in the simulation tests. Thus, in order to check the effectiveness of the results obtained through a simulation to brake pads it was selected samples from many vehicle users right after its launch and it was monitored for the wear of brake pads, aiming at obtaining reliability data in real application. The objective of this work is compare information obtained in both tests, using the reliability concepts. The developed methodology can be applied to validate the tests to wear items, during the development of new products, mainly vehicles
Subject: Confiabilidade
Caminhões - Freios
Freios
Degradação
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2010
Appears in Collections:FEM - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Hodel_MarceloNogueira_M.pdf2.35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.