Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/263993
Type: TESE
Degree Level: Tese (doutoramento) - Universi
Title: Modelo de analise e de planejamento de tecnologia de informação para instituições de ensino superior
Author: Falsarella, Orandi Mina
Advisor: Bresciani Filho, Ettore, 1938-
Filho, Ettore Bresciani
Abstract: Resumo: Este trabalho busca definir Tecnologias de Informação (TI) e categorizar os vários tipos de TI descritos na literatura. Como instrumento de categorização é usado o modelo de estágios da evolução da informática nas organizações, proposto por Richard Nolan. Com o objetivo de tomar uma Instituição de Ensino Superior (IES) mais competitiva perante seus concorrentes, é sugerido um modelo de análise e planejamento de TI para IES que, além de descrever as mudanças na estrutura organizacional causadas pela implantação de Tecnologias de Informação, verifica se o Planejamento Estratégico de Tecnologia de Informação está alinhado ao Planejamento Estratégico (PE) da IES e sugere ajustes e correções para que isso aconteça. Para avaliar o modelo proposto, é utilizado como estudo de caso a Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Os resultados obtidos neste trabalho contribuem para demonstrar que a simbiose da TI e das instituições de ensino é indiscutível e irreversível e que a TI como aspecto inovador deve ser considerada quando possibilita a reestruturação de instituições que visam as transformações organizacionais para enfrentar o cenário competitivo

Abstract: This work seeks to define Information Technology (IT) and to categorize the various types of IT described in the technical literature. The stage model in the evolution of IT used in organizations, proposed by Richard Nolan, is used as an instrument of categorization. In order to make a higher education institution more competitive among its rivals, it is suggested an IT ana1ysis and planning mode!. The model aims at describing the changes in the organizational design caused by the use of Information Technologies as well as checking if the Strategic Planning of the Information Technology is lined up with the Strategic Planning (SP) of the higher education institution. It also suggests the necessary adjustments and corrections. The Pontifical Catholic University of Campinas is used as a case study to assess the proposed model. Findings indicate that a symbiosis of Information Technologies and the educational institutions is unquestionable and irreversible and that the IT as an innovating tool must be considered when it enables the redesigning of institutions that aim at organizational changes to face the competitive scenario
Subject: Tecnologia da informação - Planejamento
Desenvolvimento organizacional
Planejamento estratégico
Ensino superior - Efeito das inovações tecnológicas
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2001
Appears in Collections:FEM - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Falsarella_OrandiMina.pdf6.65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.