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Type: TESE
Title: O enfoque da qualidade aplicado a prestação de serviços de distribuição de energia eletrica no Brasil
Author: Oliveira Sobrinho, Mauro de
Advisor: Andrade, Moacyr Trindade de Oliveira, 1952-
Abstract: Resumo: Este trabalho faz uma abordagem do enfoque da qualidade aplicado à prestação de serviços de distribuição de energia elétrica no Brasil. Analisa, por meio de um estudo de caso, os impactos das ações de qualidade e os resultados decorrentes na atuação da Companhia Paulista de Força e Luz - CPFL. Entende-se no trabalho como ações de qualidade as resultantes da sistematização, padronização e controle dos processos vinculados aos sistemas de gestão da qualidade. Através de comparação de resultados de períodos distintos da gestão da empresa, anterior e posterior à certificação, analisa resultados e indicadores que monitoram seu desempenho. Sugere a implantação dos sistemas de gestão da qualidade como um método adequado para auxiliar a obtenção da melhoria na qualidade dos serviços, sendo uma ferramenta que possibilita, por meio de auditorias de processos, que os mesmos sejam periodicamente reavaliados e aperfeiçoados. Os ganhos obtidos da estabilização dos processos potencializam a empresa a estar mais preparada a um melhor relacionamento com o órgão regulador e seus clientes. A implantação do sistema de gestão da qualidade deve partir de uma decisão superior e sua manutenção estar associada ao patrocínio da alta direção. O reconhecimento associado à certificação de qualidade agrega valor ao negócio à medida que valoriza a imagem da empresa no setor elétrico nacional e funciona como mais um diferencial competitivo no mercado

Abstract: This work makes an approach of the quality focus applied to the services rendered by electric power distribution utilities in Brazil. Through a case study, it analyzes the impacts of quality actions and the current results of Companhia Paulista de Força e Luz - CPFL's performance. In this context, it is understood as quality actions the results of the systematic approach adopted, and of process standardization and control while linked to the quality systems. Through a comparison of results of the company's administration from different periods, previous and subsequent to the certification, the work analyzes results and indicators that monitor the company performance. The work suggests the implantation of quality systems as an appropriate method to help out obtaining improvement in the quality of the services, being a tool that makes possible, through frequent auditing, periodical process reviewing and improvement. The obtained benefits with process stabilization provide potential to the company to be more prepared to a better relationship with the regulator agency and its customers. The implantation of the quality system should stem from a top management decision and its maintenance should be associated with top management sponsoring. The recognition associated with the quality certification adds value to the business as it enhances the company's image in the national electric sector and it works as one more competi tive edge in the market
Subject: Controle de qualidade
Gestão da qualidade total
Gestão de empresas
Energia elétrica - Distribuição
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2004
Appears in Collections:FEM - Tese e Dissertação

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