Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/263702
Type: TESE
Title: Desempenho global das organizações uma metodologia para sua medição
Author: Silva, Helio Araujo
Advisor: Künzi, Charly, 1925-
Abstract: Resumo: Este trabalho enfoca principalmente a estruturação de um Sistema de Medição que permita avaliar o desempenho de uma organização relativo às operações, ao comportamento das partes interessadas e à estratégia. Foi utilizada a comparação entre os diversos sistemas da qualidade preconizados pelos Critérios de Excelência dos diversos Prêmios Nacionais da Qualidade, de diversos países, com destaque para a medição do desempenho global. Foram utilizados também outros referenciais de sistemas da qualidade, tais como a norma ISO 9000, versão 2000, a TL 9000, norma de sistema da qualidade específica para fornecedores de produtos e serviços de telecomunicações. Por fim utilizou-se o modelo do Balanced Scorecard (BSC), que é um conceito que auxilia as organizações a traduzir as estratégias do negócio em ação, suplementando as medidas de desempenho financeiro com outras perspectivas: clientes, desempenho interno, inovação e aprendizado, dentre outras. Este trabalho, enfoca principalmente os benefícios, que podem ser obtidos por uma organização, que adote um sistema estruturado de medição de seu desempenho global

Abstract: The study of the organizations that have kept in the leadership in its markets for long periods shows that the ability to measure systematicly its performance (and to use the measurement intelligently to search levels upper) is always a present concerning. The probable cause is that the measurement, when made of circumstantial, anecdotal and isolated form, can take a mistake decisions and can also generate much confusion to the used being as mechanism of punishment or recognition. The System of Measurement influences in the creation of the culture for the excellency of the performance. This influence is very bigger of the one than the simple evidence of that the goals are being reached. The clarification of the priorities and the relationship between the diverse sectors generates alignment and creates a common language and objectives. The transparency in the spreading of results and the use of objective criteria for recognition of the people stimulates its motivation for the fetching of the success of the organization
Subject: Padrões de desempenho
Politica de empresa
Administração fabril
Controle de qualidade
Garantia da qualidade
ISO 9000
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2003
Appears in Collections:FEM - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Silva_HelioAraujo_M.pdf24.91 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.