Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/263569
Type: TESE
Degree Level: Mestrado
Title: Estudo de competencias, como fundamentos de gestão da qualidade
Title Alternative: Study of Competences, as principle of quality management
Author: Teodoro, Antonio Duarte
Advisor: Souza, Maria Carolina de Azevedo Ferreira de, 1949-2017
Sousa, Maria Carolina de Azevedo Ferreira de
Abstract: Resumo: Neste trabalho procurou-se desenvolver um estudo que permitisse obter uma visão mais clara e realista sobre o tema competências. Muito se fala sobre o assunto, com a maioria concordando que é bom, porém pouca gente o aplica integralmente em suas práticas. Para isto, é necessário observar e refletir sobre os conceitos, as experiências já implantadas e analisar as crenças, teorias e conclusões de alguns estudiosos sobre esse assunto. Utilizou-se de pesquisa bibliografia para obter informações sobre experiências, pertinentes ao tema, desenvolvidas em vários países, incluindo o Brasil. Este trabalho foi embasado, também, em experiências reais, relativas ao diagnóstico, ao desenvolvimento e ao processo de avaliação, tendo como princípio norteador o conceito de competências, ou seja, a capacidade de mobilizar conhecimentos, habilidades e atitudes para o desempenho eficiente de um trabalho. Sob a ótica da gestão da qualidade, as afirmações, deduções e conclusões tiveram como foco a sua aplicabilidade e possível contribuição para a condução dos processos organizacionais. A posição de alguns autores que têm uma visão diferente à filosofia da competência, inclusive a visão dos discordantes, contrapondo com a visão idealista daqueles que a defendem, foi outro importante elemento que reforçou a necessidade de aprofundamento nesse assunto. Acredita-se que os resultados deste trabalho sejam importantes para estudos sobre formação profissional e desenvolvimento de RH, assim como para o processo de gestão das empresas

Abstract: In this work it was looked to develop a study that allowed to get a clearer and realistic view on the subject competences. Much is said on the subject, with the majority agreeing that it is good, however little people integrally apply it in its practical. For this, it is necessary to observe and to reflect on the concepts, the experiences already implanted and to analyze the beliefs, theories and conclusions of some studious on this subject. Bibliography was used of research to get information on experiences, pertinent to the subject, developed in some countries, including Brazil. This work was based, also, in real experiences, relative the diagnostic, the development and the evaluation process, having as direction principle the concept of competences, or either, the capacity to mobilize knowledge, abilities and attitudes for the efficient performance of a work. Under the view of the quality management, the affirmations, the deductions and the conclusions had as focus its applicability and possible contribution for the conduction of the processes in the organizations. The position of some authors who have a different view to the philosophy of the competence, also the view of the opponents, opposing down the idealistic view of that they defend it, was another important element that confirmed the necessity of research in this subject. It is given credit that the results of this work are important for studies on professional formation and development of people, as well as for the process of companies management
Subject: Gestão da qualidade total
Qualidade
Desempenho
Formação profissional
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2004
Appears in Collections:FEM - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Teodoro_AntonioDuarte_M.pdf332.46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.