Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/26342
Type: Artigo de periódico
Title: Ensino do projeto arquitetônico: a teoria traduzida em exercícios no processo criativo
Author: Kowaltowski, Doris C. C. C. K.
Pina, Sílvia A. Mikami G.
Gouveia, Anna Paula S.
Silva, Vanessa D. da
Fávero, Édson
Borges Filho, Francisco
Abstract: This paper describes two examples of structured design education, in a new Architecture course and for Civil Engineering students. Basic architectural theory is presented and exercised in incremental stages. The heuristic richness of the creative process is practiced. Limitations are imposed in specific exercises to demonstrate the strength and influence of limits on design development.
Esse trabalho relata a tentativa de superação desse impasse no curso de Arquitetura e Urbanismo, criado esse ano, e no curso de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia Civil da UNICAMP. Nas disciplinas iniciais de projeto no curso de arquitetura foram introduzidos exercícios que trabalham a teoria básica de criação através da extração do essencial. A segunda experiência ocorreu na disciplina de projeto ministrada para o curso de engenharia, onde os fatores intervenientes no processo projetual foram abordados através da prática de exercícios pontuais e temáticos.
Subject: Ensino
Projeto Arquitetônico
Processo Criativo
Teaching Methods
Architectural Design
Creative Process
Editor: Escola de Minas
Rights: aberto
Identifier DOI: 10.1590/S0370-44672001000100009
Address: http://dx.doi.org/10.1590/S0370-44672001000100009
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0370-44672001000100009
Date Issue: 1-Mar-2001
Appears in Collections:Unicamp - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.