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Type: TESE DIGITAL
Title: Robust and efficient voltage stability margin computation using synchrophasors : Cálculo robusto e eficiente da margem de estabilidade de tensão usando sincrofasores
Title Alternative: Cálculo robusto e eficiente da margem de estabilidade de tensão usando sincrofasores
Author: Giraldo Chavarriaga, Juan Sebastian, 1989-
Advisor: Castro Junior, Carlos Alberto de, 1960-
Junior, Carlos Alberto de Castro
Abstract: Resumo: Este trabalho apresenta um método eficiente para estimar o Ponto de Máximo Carregamento e a Margem de Estabilidade de Tensão em tempo real com pequena margem de erro. Para isto, os resultados de dois métodos práticos e computacionalmente eficientes baseados somente em medições fasoriais (PMUs) foram usados como valores iniciais de um outro método baseado no modelo da rede que aproveita as características geométricas do hiperplano de máximo carregamento e usa a técnica de fluxo de carga com otimização de passo para estimar a proximidade do sistema com relação ao ponto de colapso. Ambos os métodos de inicialização são baseados em equivalentes de Thévenin vistos desde as barras de carga usando unicamente medições fasoriais. Por outro lado, este método é baseado em uma serie de cálculos de fluxos de carga para pontos de operação específicos até que o ponto de máximo carregamento seja encontrado dentro de uma tolerância especificada. O desempenho do método completo (combinação entre os métodos de inicialização e o fluxo de carga com otimização de passo) foi testado para alguns sistemas de prova da IEEE e para uma parte do sistema de transmissão Brasileiro com mais de 4,500 barras

Abstract: This work presents an efficient method to estimate the Maximum Loading Point and the Voltage Stability Margin of a system in real time with low margin of error. In order to do so, the results of two practical and computationally fast methods based only on Phasor Measurement Units PMUs were used as initial values for a robust and very efficient model-based method that takes advantage of the geometric characteristics of the maximum loading hyperplane and uses the Load Flow with Step Size Optimization to estimate the system¿s proximity to the point of collapse. Both initializing methods are based on estimated Thevenin Equivalents as seen from load buses using only local measurements. On the other hand, the latter method is based on a set of load flow calculations for specific operating points until the maximum loading point is reached within a defined threshold. The performance of the complete method (combination between the initializing methods and the load flow with step size optimization based method) was tested for some traditional IEEE test systems and for a realistic Brazilian transmission system with more than 4,500 buses
Subject: Sistemas elétricos de potência
Estabilidade
Spline, Teoria do
Otimização
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2015
Appears in Collections:FEEC - Tese e Dissertação

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