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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador : Alvaro Geraldo Badan Palharespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia de Campinaspt_BR
dc.format.extent1v. (varias paginações) : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃOpt_BR
dc.titleControle por microcomputador da velocidade de motor corrente continua alimentado por retificador controlado a tiristor para acionamento industrialpt_BR
dc.contributor.authorBorges, Raimundo Moreirapt_BR
dc.contributor.advisorPalhares, Alvaro Geraldo Badan, 1944-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Elétricapt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétricapt_BR
dc.subjectMotorespt_BR
dc.subjectControle por tirestorespt_BR
dc.subjectRetificadores de corrente elétricapt_BR
dc.description.abstractResumo: A procura por precisão e rapidez de resposta tem apimentado freqüentemente no controle de velocidade do acionamento das linhas de processo, particularmente nos acionadores de seções ou cadeiras de laminação, onde pequena diferença entre a velocidade dos motores tem influência considerável na qualidade e rendimento do processo. A competividade do mercado exige aumento das taxas de produção com qualidade, e a sobrevivência da empresa exige custos compatíveis. Desta forma o controle de velocidade deve garantir confiabilidade, precisão e rapidez de resposta. Aumento de confiabilidade significa minimização dos tempos de falha do sistema, que significam perda de produção, mão de obra e sobressalentes. A confiabilidade nos sistemas digitais ou analógico é aumentada com ajustes corretos que levem em consideração às limitações da máquina cc e sistema mecânico. É aumentada também com o uso dos microprocessadores nos sistemas digitais, cuja ocorrência de falha pelo emprego dos "chips" LSI cai de 0,04 falhas/dia dos sistemas analógicos com C.I., para 0,02 falhas/dia. A precisão de resposta é aumentada com o uso dos sistemas digitais em relação aos sistemas analógicos, onde em baixa velocidade o tacômetro é envolvido numa relação não linear entre o sinal de saída e o número rotações e "riple" das ranhuras, bem como nos amplificadores operacionais ocorrem desvios por variação de tensão e temperatura. Nos capitulos a seguir o controle de velocidade dos motores cc será desenvolvido. No Capitulo 1 será feito o modelamento do sistema retificador controlado - motor cc- sistema mecânico. As limitações como corrente descontinua, comutação e vibração torcional serão discutidas. A seguir, no Capitulo 2 será discutida a concepção do sistema de controle de velocidade visando satisfazer as limitações impostas e o desempenho exigido. No Capítulo 3 é desenvolvido um projeto de um sistema analógico ideal e seu desempenho estudado. No Capítulo 4, o sistema analógico desenvolvido é passado para o digital equivalente e limitações do sistema digital são discutidos. Nos Capítulos 5 e 6 a implementação é discutida para uso industrial e um modelo reduzido com fins mostrativos é implementado. Ao término de cada capítulo bibliografias e referências são enumeradospt
dc.description.abstractAbstract: Not informeden
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued1987.pt_BR
dc.identifier.citationBORGES, Raimundo Moreira. Controle por microcomputador da velocidade de motor corrente continua alimentado por retificador controlado a tiristor para acionamento industrial. 1987. 1v. (varias paginações). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia de Campinas, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/261935>. Acesso em: 14 jul. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreenameMestre em Engenharia Elétricapt_BR
dc.date.defense1987-12-19T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-07-14T12:21:19Z-
dc.date.accessioned2018-07-14T12:21:19Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-14T12:21:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Borges_RaimundoMoreira_M.pdf: 4117490 bytes, checksum: 642de235cb60ec73b1396a6085438df6 (MD5) Previous issue date: 1987en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/261935-
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