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Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Dinâmica da logística do milho brasileiro : uma aplicação de um modelo de equilíbrio espacial
Title Alternative: Brazilian corn logistic dynamic : an application of a spatial equilibrium model
Author: Lopes, Bruna Fernanda Ribeiro, 1987-
Advisor: Yamakami, Akebo, 1947-
Abstract: Resumo: A produção de milho no Brasil, juntamente com a de soja, contribui significativamente para a economia nacional. O milho tem grande parte de sua produção voltada para o abastecimento interno, utilizado tanto para a indústria de alimentos quanto, principalmente, para ração animal. Recentemente, as exportações desse cereal vêm sendo realizada em quantidades expressivas e contribuindo para maior sustentação dos preços internos do milho. Porém, os principais mercados consumidores do milho brasileiro estão localizados na Ásia e as principais regiões produtoras estão distantes dos portos exportadores, percorrendo longas distâncias para chegar ao seu destino. Dessa forma, os custos com transportes e armazenagem são os principais fatores que limitam o potencial competitivo do milho brasileiro. Este trabalho parte da hipótese de que a redução nos custos com transportes é capaz de promover o aumento da competitividade do milho no cenário internacional e tal feito será possível através da prática da intermodalidade. A proposta é utilizar um modelo de equilíbrio espacial de programação quadrática para otimizar a distribuição logística do milho brasileiro. Para tal, foram utilizados dados reais para elaboração de três Cenários. Os resultados no Cenário 1, é obtido através da realidade praticada pelo setor e os principais gargalos para escoamento da produção. Já os resultados obtidos nos demais Cenários, aos quais foram adicionadas possíveis rotas futuras e viáveis, demonstraram uma redução de custos logísticos. A conclusão que se pode obter, é que com investimentos nas rotas futuras e viáveis, haverá uma grande melhora no sistema logístico além de confirmar a hipótese de que a redução desses custos aumentará a competitividade do milho nacional diante do mercado externo

Abstract: Corn production in Brazil, along with soy, contributes significantly to the national economy. Maize has much of its production for domestic supply, used for both the food industry and mainly for animal feed. Recently, exports of cereals are being held in reasonable amounts and contributing to greater support of domestic corn prices. However, major Brazilian corn consumer markets are located in Asia and the main producing regions are distant from exporting ports, traveling long distances to get to your destination. Thus, the costs of transport and storage are the main factors that limit the competitive potential of the Brazilian corn. This work on the assumption that the reduction in transport costs is able to promote increased competitiveness of corn on the international scene and such a feat is possible through the practice of intermodality. The proposal is to use a spatial equilibrium model of quadratic programming to optimize the distribution logistics of Brazilian corn. To do this, actual data used to compile three scenarios. The results in Scenario 1, obtained by reality practiced by the industry and the main bottlenecks for transportation of production. However, the results obtained in other scenarios, to which were added and possible future viable routes, have shown reduced logistics costs. The conclusion that one can get, is that with investments in future routes and viable, there will be a great improvement in the logistics system in addition to confirming the hypothesis that the reduction of these costs will increase the competitiveness of the Brazilian corn on the foreign market
Subject: Milho
Transporte
Agroindústria
Modelos econométricos
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2015
Appears in Collections:FEEC - Tese e Dissertação

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