Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/261820
Type: TESE
Title: Auxiliar-construtor : uma ferramenta computacional que potencializa a ação docente no desenvolvimento de modulos de ensino de engenharia em cursos online
Title Alternative: Auxiliar-construtor : a computacional tool to empower the educational action in the development of engineering teaching modules in online courses
Author: Piva Junior, Dilermando
Advisor: Miskulin, Mauro Sérgio, 1947-
Abstract: Resumo: O desenvolvimento de cursos online se mostra limitado em sua forma tradicional, essencialmente pelo tempo demandado para a estruturação dos conteúdos, reduzindo a possibilidade dos docentes de os utilizarem com maior intensidade. O objetivo deste trabalho é apresentar uma ferramenta computacional denominada AUXILIAR-CONSTRUTOR, desenvolvida com o intuito de minimizar os obstáculos identificados e percebidos pelos professores no planejamento e design de cursos online, especificamente na área de Engenharia. Depois de usada por um grupo de 23 professores, a ferramenta mostrou ter potencial de incremento da utilização do ensino online e potencialização da ação pedagógica, possibilitada pelo auxílio e direcionamento no desenvolvimento de materiais pedagógicos, reduzindo o tempo e facilitando o processo para criação e publicação desses cursos; pela criação de ferramentas adequadas a edição de conteúdos da área de Engenharia, como editores de fórmulas matemáticas; e pela utilização de metodologia específica para planejamento de conteúdos didático-pedagógicos para esta modalidade de ensino

Abstract: The online courses development shows itself limited in its traditional form, essentially by the required time to the contents structure assembling, reducing the possibility of the faculty to use it with larger intensity. The objective of this work is to present a computational tool denominated AUXILIAR-CONSTRUTOR, developed with the intuit to minimize the identified and noticed obstac1es by the facu1ty on the online courses design and planning, specifically in the Engineering area. After used by a group of 23 facu1ty, the tool showed to have a incremental potential for online teaching usage and to empower the pedagogic action, facilitated by the aid and direction on the development of pedagogic materials, reducing the time and facilitating the creation and publication's process of these courses; by the adapted tools creation to issue Engineering area contents, like as formulas mathematical editor; and the usage of specific methodology for didactic-pedagogic contents planning for this teaching modality
Subject: Ensino a distância
Engenharia - Estudo e ensino
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2005
Appears in Collections:FEEC - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
PivaJunior_Dilermando_M.pdf2.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.