Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/261712
Type: TESE
Title: Modelamento e regulação de trafego de trens em linhas metroviarias
Author: Faria, George Eduardo Gomes de
Advisor: Milani, Basilio Ernesto de Almeida, 1948-
Abstract: Resumo: Este trabalho apresenta a regulação de linhas metroviárias como um problema de programação matemática, considerando informações de campo disponibilizadas pelos modernos centros de controle. Para a solução deste problema é proposto um novo modelo do tráfego de trens e sobre esse modelo uma nova formulação do problema de regulação de tráfego na forma de controle preditivo de dois passos. O primeiro passo tem por objetivo a regulação dos horários de saída dos trens nas plataformas, tendo como evento inicial o horário de saída dos mesmos das plataformas anteriores na via. O segundo passo utiliza a medida dos horários de chegada dos trens nas plataformas para refinar a regulação dos horários de saída dos mesmos nessas plataformas. A utilização da informação do horário de chegada nas plataformas permite uma regulação de tráfego mais efetiva com evidentes vantagens sobre trabalhos anteriores onde essa informação, disponível nos centros de controle modernos, não é aproveitada

Abstract: This work presents the regulation of metro lines as a problem of mathematical programming, considering field information available on the modero control centers. For the solution of this problem, it is proposed a new train traffic model and, on this model, it is also proposed a new formulation of the traffic regulation problem in the form of two steps predictive controI. The first step objectives the regulation of the trains departure time from platforms using as initial event the trains departure time from the previous platforms of the line. The second step uses the measurement of the trains arrival time at platforms to refine the regulation of the departure time of the trains at these platforms. The utilization of the arrival time at platforms information allows a more effective traffic regulation with strict advantage on former works where this information, available on modero control centers, has not been taken into account
Subject: Metrô
Transporte urbano
Locomoção - Regulação
Ferrovias - Tráfego
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2000
Appears in Collections:FEEC - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Faria_GeorgeEduardoGomesde_M.pdf3.75 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.