Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/261417
Type: TESE
Title: Ambiente computacional integrado de suporte ao ensino de engenharia
Author: Araujo Junior, Flavio
Advisor: Damiani, Furio, 1943-2016
Abstract: Resumo: O uso de computadores como elemento didático revela-se uma questão de grande importância. Neste trabalho, fazemos a apresentação e a descrição de um ambiente computacional de auxílio ao ensino de engenharia. Ele possui características especiais, que permitem, por exemplo, a execução de programas de simulação de modelos de fenômenos físicos, a comparação de seus resultados com dados experimentais, o estudo de tópicos com lúpertexto e gráficos multidimensionais e a interação com um banco de conhecimento interdisciplinar. Incorpora também meios de comunicação entre usuários e apresenta um mecanismo de controle estatístico de utilização. Através deste ambiente, o usuário poderá estudar os modelos seguindo um esquema de disciplinas e tópicos e recorrer ao auxílio de um sistema especialista que tem a finalidade de responder às diversas questões a ele encaminhadas. O programa sugere uma linha de estudo, da qual o usuário poderá determinar o ritmo e a seqüência dos assuntos a serem estudados. Sua interface gráfica constitui-se em fator essencial, tornando a relação programa-usuário mais amigável. Os recursos gráficos utilizados, o esquema de hipertexto que contém, bem como outros elementos de multimídia, evidenciam a preocupação em compor um ambiente computacional onde haja uma interação intensa com o usuário. A instalação deste programa está direcionada a uma rede de estações de trabalho e procura partilhar o maior número de recursos oferecidos nesta configuração. Seu banco de dados é bastante flexível possibilitando atualizações e expansões. A implementação, baseada em uma linguagem estruturada, é modular e visa principalmente, a portabilidade e a praticidade de manutenção

Abstract: ln this work, we present and describe a cornputational environment to give support to engineering teaching. It has special features, allowing, for example, the execution of physical phenomena simulation programs, the comparison between its results and experimental data, the study of topics using hypertext and multidirnensional graphics and user interaction with a interdisciplinary data base. It also offers the possibility of cornrnunication among its users. It features a tool of detailed statistical measurernent of its use. The prograrn suggests a study strategy using a disciplines and topics structure. The user can further define the rhythm and the sequence of subjects at his will. An expert system aims to answer the questions sent to it, accessing a dynarnic knowledge data base. Its graphical interface (GUI) plays an important role, creating a userfriendly relationship. The graphical resources ernployed, its hypertext and other rnultirnedia elements add to a computational environrnent marked by an intensive user interaction. The program is meant to be used in a workstations network. It trys to share the majority of available resources in this configuration. Its data base has a great flexibility, allowing updating and upgrading. The implementation, based in a structured language, is modular, airning to portability and to the ease of rnaintenance
Subject: Engenharia - Estudo e ensino
Educação - Processamento de dados
Ambiente de sala de aula
Computadores
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1993
Appears in Collections:FEEC - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
AraujoJunior_Flavio_M.pdf2.8 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.