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Type: TESE
Title: Procedimento de projeto de controlador reduzido e descentralizado para o problema de servomecanismo em sistemas de grande porte
Author: Castro, Jose Calazans de
Advisor: Doraiswami, Rajamani
Doraiswami, Rajamane
Abstract: Resumo: É proposto um procedimento de projeto para determinar a estrutura e os parâmetros de um controlador robusto descentralizado para um sistema de grande porte com a finalidade de rastrear um dado sinal e rejeitar uma classe de distúrbios conhecida. O procedimento de projeto consiste em criar um modelo interno dos sinais exógenos (sinais de distúrbio e de referencia) e estabilizar o sistema aumentado, consistindo do processo e do modelo interno. O estabilizador é um compensador dinâmico descentralizado. A estrutura e os parâmetros do compensador são obtidos usando uma técnica de redução do modelo baseada em condições de positividade real. É apresentado um algoritmo para obter os parâmetros do controlador de tal modo que o sistema tenha pequeno overshoot e grande amortecimento. É mostrado que garantindo pequeno overshoot e grande amortecimento em cada subsistema a estabilidade do sistema composto é assegurada. Os parâmetros do controlador são obtidos usando o método de agregação. O procedimento de projeto proposto foi aplicado em um exemplo realistico de projeto de Estabilizador de Sistema de Potencia para um sistema de múltiplas maquinas. E também apresentado o projeto de um controlador de carga - freqüência

Abstract: A design procedure for determining the structure and the parameters of a robust controller for tracking a given signal and rejecting a known class of disturbances for a large scale system is proposed. The design procedure consists of creating an internal model of the exogenous signals (reference and disturbance signals) and stabilizing the augmented system consisting of the process and the internal model. The stabilizer is a decentralized dynamic compensator. The structure of the compensator is obtained by using a model reduction technique based on positive real conditions. An, algorithm of updating the controller parameters such that the closed loop subsystem has a low overshoot and a high damping is giving. It is shown that ensuring low overshoot and high damping of each subsystem ensure stability of the composite system. The parameters of the controller are obtained using the method of aggregation. The proposed design procedure ,was applied to a realistic example of design of Power System Stabilizer for a multimachine system. The design of a load-frequency controller is also given
Subject: Servomecanismos
Sistemas de controle por realimentação
Automação
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1981
Appears in Collections:FEEC - Tese e Dissertação

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