Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/261013
Type: TESE
Title: Engenharia multimidia : contribuições metodologicas ao gerenciamento de projetos de produção e utilização de conteudo digital em educação
Title Alternative: Multimidia engineering : methodological contributions to digital content production and use project management in education
Author: Amorim, Joni de Almeida
Advisor: Miskulin, Mauro Sérgio, 1947-
Abstract: Resumo: A Engenharia é hoje vista como sinônimo de Inovação, em especial por prover soluções tecnológicas que afetam não apenas o dia a dia do trabalho e do entretenimento, mas também a educação. Surge hoje como desafio gerenciar portfólios de projetos envolvendo tanto a produção como a utilização de multimídia, seja para o enriquecimento do ensino presencial tradicional, seja para a viabilização do ensino a distância. Nesta perspectiva, esta tese pretende responder à seguinte questão: "Quais são os aspectos fundamentais a serem considerados na gestão de projetos de produção e uso de multimídia educacional?" Uma solução possível para a questão central supracitada é expressa pela seguinte proposição: "Um conjunto cientificamente estudado de ferramentas e técnicas gerenciais pode ser identificado como elemento central a ser considerado na gestão de projetos de produção e/ou de utilização de multimídia, deste modo potencializando as chances de sucesso de projetos educacionais". Assim, esta investigação apresenta uma proposta de modelo para o gerenciamento de projetos de produção e utilização de conteúdo digital. Tanto o modelo como a metodologia e a implementação receberão a denominação de EduPMO, uma abreviação de "Educational Project Management Office", o que poderia ser traduzido como "Escritório de Gerenciamento de Projetos Educacionais". Desta feita, o modelo, a metodologia e a implementação devem ser compreendidos como relacionados mas, ainda assim, distintos.

Abstract: Engineering is seen today as a synonym of Innovation, in special for providing technological solutions that affect not only daily work and entertainment, but education as well. Project portfolio management of multimedia production and use emerges today as a challenge both for the enrichment of traditional classroom based teaching and for distance education offering. In this way, this thesis intends to answer the following question: "Which are the fundamental aspects to be considered in the management of projects on educational multimedia production and use?" A possible solution for the central question mentioned above is expressed by the following proposition: "A scientifically studied set of management tools and techniques may be identified as a central element to be considered in the management of projects of multimedia production and/or use, in this way increasing the success odds of educational projects." As a consequence, this research presents a proposal of a project management model for digital content production and use. The model, the methodology and the implementation will be named EduPMO, an abbreviation of "Educational Project Management Office". Therefore, the model, the methodology and the implementation should be understood as related but independent entities.
Subject: Ciência da computação
Projetos de engenharia
Sistemas multimidia - Educação
Computação - Manuais, guias, etc.
Multimidia
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2010
Appears in Collections:FEEC - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Amorim_JonideAlmeida_D.pdf1.97 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.