Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/260878
Type: TESE
Title: Uma nova metodologia de ensino de engenharia elétrica usando um laboratório paradidático
Title Alternative: A novel methodology to teach electrical engineering using a paradidactic laboratory
Author: Monsão, Ivan Cardoso, 1958-
Advisor: Dias, José Antonio Siqueira, 1954-
Abstract: Resumo: Esta tese apresenta a proposta de uma nova metodologia de ensino de Engenharia Elétrica, que tem como objetivo principal complementar a formação dos estudantes para que eles possam aprender a engenheirar ainda dentro da Universidade. A metodologia visa transmitir os conhecimentos profissionais tácitos de um Mentor/Coach da área de engenharia aos estudantes, enquanto eles atuam juntos na realização de projetos reais. O conhecimento técnico dos estudantes é complementado por estudo dirigido e por meio da atuação de professores tutores voluntários no papel consultivo, os quais oferecem conhecimento sob demanda nas suas áreas de especialidade. É também descrita a criação de um ambiente adequado para o emprego desta metodologia na forma de Laboratório Paradidático, o qual também atua como ponto de convergência de pesquisadores e representantes da indústria, para a realização de projetos que possam transformar os resultados da pesquisa básica em aplicações práticas e em propriedade intelectual. O Laboratório Paradidático atua também como um elo de realimentação contínua com a coordenação do curso de engenharia, para reportar eventuais faltas de conteúdo técnico demonstradas na prática pelos estudantes durante a realização dos projetos. Além disso, verificou-se a possibilidade da adaptação dos procedimentos utilizados na execução dos projetos no Laboratório Paradidático para serem usados no ambiente da sala de aula. Estes procedimentos foram condensados na forma de um fluxograma, que contem as fases mais importantes no processo de criação de um novo produto. A aplicação do fluxograma em conjunto com a descrição de um projeto exemplo, foi feita em sala de aula na forma de um seminário em uma disciplina no modelo Laboratório Livre, (onde os estudantes podiam escolher o tema dos projetos que iriam executar ao longo de um semestre). O objetivo foi auxiliar os estudantes no seu preparo para enfrentarem um problema do tipo aberto. A tese também chama a atenção para o efeito negativo do encapsulamento da tecnologia, denominado aqui de Efeito Aladim

Abstract: This thesis presents a novel methodology of teaching Electrical Engineering, whose main objective is to complement the education of students so they can learn to engineer while still within the University. The methodology aims to transmit tacit professional knowledge of a Mentor / Coach of the engineering field to the students, while they work together in real projects. The technical content needed by the students is complemented through directed studies and by the work of volunteer teachers in advisory role, offering on-demand knowledge in their areas of technical proficiency. Also described is the creation of a suitable environment for the use of this methodology in the form of a Paradidactic Laboratory, which also acts as a meeting point for researchers and industry representatives, to carry out projects that can transform the results of basic research in practical applications and intellectual property. The Paradidactic Laboratory also acts as a continuous feedback loop with the engineering course coordination, to report any lack in the technical content shown in practice by the students during the projects implementation. In addition, the possibility of adaptation of the procedures developed in the Paradidactic Laboratory to be used in the classroom environment was evaluated. These procedures were condensed in the form of a flowchart, which contains the most important stages of the process of creating a new product. The application of the flowchart, alongside the description of an example project, took the form of a workshop presented in the classroom, in a discipline where the students could choose freely a project to undertake. The goal of this workshop was to assist students in their preparation to face "open type" problems. The thesis also draws attention to the negative aspect of the encapsulation of technology, called here "Aladdin Effect"
Subject: Engenharia - Estudo e ensino
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2014
Appears in Collections:FEEC - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Monsao_IvanCardoso_D.pdf7.18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.