Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/260106
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Construção de um traçador grafico para fins educacionais
Author: D'Abreu, João Vilhete Viegas, 1954-
Advisor: Valente, José Armando, 1948-
Abstract: Resumo: Esta dissertação descreve a construção e a avaliação de um Traçador Gráfico Educacional, desenvolvido para ser utilizado num ambiente de aprendizagem baseado no computador. Supõe-se aqui um contexto de atualização da escola, no sentido de inserir o computador na educação. O traçador em questão foi implementado para ser interfaceado com microcomputadores da linha MSX, usando a linguagem Logo de programação. Após ser construido, o traçador foi implantado e avaliado numa escola pública de 10e 20 graus, onde está sendo desenvolvido um projeto de investigação de uso do computador, como ferramenta educacional. Durante o período de avaliação do traçador na escola, professores e alunos utilizaram-no, para reproduzir figuras (modo tradicional de uso do plotter) e também para realizar outras atividades com fundo pedagógico como, por exemplo, medir ângulos no papel da figura da tela e desenhar mapas. Além disso, durante este período, os alunos sugeriram a implementação de novos comandos Logo para o traçador e propuseram também a sua utilização para criar estamparias em tecidos. Isso demonstra que a inserção do traçador na escola poderá propiciar um ambiente de aprendizagem rico e criativo. A utilização do traçador por alunos e professores, comprovou a sua eficácia do ponto de vista educacional e da performance técnica. O traçador foi bem aceito e teve um bom desempenho, no que se refere ao circuito eletrônico, à estrutura mecânica e aos comandos implementados para controlá-lo através do microcomputador

Abstract: This dissertation describes the construction and the evaluation of a Educational Graphic Plotter, that was developed to be used in an educational environment based upon the computer. This project has bean developed in the context of modernizating the school, in the sense of introducing the computer in education. The plotter in question was designed to be interfaced with a MSX microcomputers using Logo as a programming language. After being constructed, the plotter was used and evaluated in an elementary school, where an investigative project about the use of computer as an education tool is being developed. During the evaluation period of the plotter in the school, teachers and students used it, to reproduce figures (traditional use of plotter) and also to carry out other pedagogical activities, as, for example, the measuring of angles on paper from screen figures, and the drawing of maps. On addition, during this period, the students suggested the use of new Logo commands for the plotter and, also proposed, its utilization to paint clothes. This shows that the insertion of the plotter in the school may provide a rich and creative learning environment. When teachers and students used the plotter it was possible to confirm its effectiveness from the educational point of view and from the point of view of it technical performance. The results of this confirmation were very good in that the plotter was well accepted and it had a good performance, in its electronical circuit, mechanical structure and the implemented commands to control it through microcomputers
Subject: Ensino auxiliado por computador
LOGO (Linguagem de programação de computador)
Tecnologia educacional
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1994
Appears in Collections:FEEC - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
D'Abreu_JoaoVilheteViegas_M.pdf7.41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.