Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/260026
Type: TESE
Title: Uma arquitetura de integração de uma ferramenta gráfica a sistemas de comunicação síncrona aplicada a um ambiente de aprendizado colaborativo
Title Alternative: An architecture for integration of a graphical tool to synchronous communication systems applied to a collaborative learning environment
Author: Brito, Paulo Henrique Fisch de
Advisor: Ting, Wu-Shin
Abstract: Resumo: Este trabalho trata da problemática envolvida na colaboração entre pessoas mediada pelo computador. Esta área tem crescido bastante principalmente no que se refere ao aprendizado colaborativo. Há uma ênfase, nestes ambientes, na comunicação textual em preterimento do uso de linguagens visuais que existem em diversas áreas do conhecimento. Esta ênfase acontece para que os ambientes atuais possam ser usados em diversas áreas e isso acarreta em um empobrecimento na capacidade de comunicação suportada. Esta tese apresenta uma arquitetura que pode ser usada pelos ambientes de colaboração para que seja possível a integração de aplicações gráficas de colaboração às ferramentas de comunicação genéricas (por exemplo, um bate-papo). Estas aplicações gráficas suportariam alguma linguagem visual de um determinado contexto específico. Com esta integração de ferramentas de comunicação haveria um complemento das linguagens verbal e visual ocasionando uma melhoria na comunicação suportada por estes ambientes. Além disso, é mostrado um ambiente de aprendizado colaborativo, denominado CoLab, que aplica esta arquitetura e um experimento, para testar o CoLab e a arquitetura de integração, foi conduzido e analisado

Abstract: This work deals with problems involved in computer-mediated communication (CMC). This field has been growing in the context of collaborative learning. Most research efforts has gone into solving textual CMC problems in detriment of the visual communication ones. This is probably because current systems are intended to act in a broad range of fields. On the other side, such systems have poor support to convey information that is ubiquitously represented by visual symbols. Using both textual and visual communication together may allow us to do more cognitive work. Visual symbols are better for providing spatial relationships and details, where as texts are better for passing abstract concepts. An architecture that supports the integration of collaborative graphic applications into textual generic communication tools is proposed. The graphic application may support visual communication through graphic symbols of specific context. Based on the proposed architecture a collaborative learning system, called CoLab, was developed and an experiment was conducted and analyzed
Subject: Ensino a distância
Comunicação visual
Ensino auxiliado por computador
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2002
Appears in Collections:FEEC - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Brito_PauloHenriqueFischde_M.pdf774.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.