Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/259890
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Sistema hipermídia para apoio ao ensino técnico de equipamentos médico-hospitalares
Title Alternative: Hypermedia system for support in technical teaching of medical equipment
Author: Batista, Debora Dias Leister
Advisor: Muhlen, Sérgio Santos, 1956-
Abstract: Resumo: Este trabalho apresenta a construção e a aplicação de um sistema hipermídia para facilitar o ensino técnico de equipamentos médico-hospitalares, num curso técnico mantido pela industria, buscando contribuir para o processo de ensino e aprendizagem. Nesta primeira versão o sistema hipermídia esta focado em um equipamento medico (desfibrilador cardíaco). A avaliação foi realizada em duas etapas. Na primeira foi selecionado um grupo de alunos que realizaram um pré-teste para determinar seus conhecimentos prévios sobre os princípios de funcionamento do desfibrilador cardíaco, suas partes e componentes; em seguida utilizaram o sistema proposto, e finalmente um pós-teste para avaliar o ganho no aprendizado. Na segunda etapa a hipermídia foi disponibilizada para os alunos e docentes que tivessem interesse, e após algumas semanas de utilização livre responderam um questionário de opinião sobre o sistema. Os resultados mostraram que o nível de aprendizagem foi significativamente melhor entre os estudantes que utilizaram o sistema hipermídia, e as opiniões da pesquisa também foram bastante favoráveis a utilização da hipermídia como apoio ao ensino, confirmando a sua validade para o processo de ensino e aprendizagem

Abstract: This study presents the construction and application of a hypermedia system aiming to facilitate technical training of medical-hospital equipment technicians, in a technician preparation course supported by an industrial institution. In this first version, the hypermedia system is focused on a single equipment (cardiac defibrillator). The system was evaluated in two steps: in the first a selected group of students, having passed a pre-test to determine their previous knowledge on the principles, parts and components of cardiac defibrillator, have used the system proposed, and then they were submitted to a post-test to evaluate the learning. In the second step the hypermedia was offered for students and teachers interested on it, and after some weeks of free use they participated on a survey with questions about the system. The results showed a learning level significantly greater among students that used the hypermedia system, and the opinions on the survey were also very favorable to the use of this tool as a teaching support, confirming its value on the teaching-learning process
Subject: Sistema de hipermídia
Desfibriladores
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2010
Appears in Collections:FEEC - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Batista_DeboraDiasLeister_M.pdf4.47 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.