Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/259427
Type: TESE
Title: Definição de um modelo de sistema de aprendizagem colaborativa apoiado por computador com enfase em trabalho em equipe
Title Alternative: Definition of a computer supported collaborative learning system model focused on teamwork
Author: Cunha, Ana Aparecida Simões da
Advisor: Magalhães, Leo Pini, 1952-
Abstract: Resumo: Apesar da presença crescente de equipes de trabalho e de sua importância nas corporações, cerca de 50% das iniciativas de trabalho em equipe ainda falham pois os profissionais não estão preparados para atuar de forma colaborativa. Isso indica que não apenas as habilidades técnicas, mas também as sociais deveriam ser aprendidas na escola. Este trabalho descreve um modelo conceitual para um ambiente de aprendizagem colaborativa apoiada por computador, em que os estudantes são estimulados a se ajudar mutuamente para desenvolver a interdependência positiva, a responsabilidade coletiva, a interação contributiva, as habilidades sociais (liderança, tomada de decisão, construção de confiança, comunicação, gerenciamento de conflitos, etc.) e o processamento da equipe. A infra-estrutura de suporte do modelo é baseada nas áreas chave da aprendizagem colaborativa apoiada por computador: Coordenação, Percepção, Comunicação e Colaboração

Abstract: Despite the growing use and importance of work teams, about 50% of all workplace team initiatives fail because the employees are not prepared to work collaboratively. This indicates that not only the technical skills, but the social ones should be learned at school. None of the existing Learning Management Systems evaluated, presented tools to foster collaboration among students, thus, this work describes a model for a collaborative learning environment, wherein students are stimulated to help each other to develop the positive interdependence, individual accountability, promotive interaction, social skills (Leadership, decision-making, trust building, communication, conflict-management, etc) and group processing. The infrastructure which supports the model is based on the main areas of collaborative learning: Coordination, Awareness, Communication and Collaboration
Subject: Percepção
Trabalho em equipe
Aprendizado colaborativo
Ambiente de aprendizagem
Aprendizagem
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2009
Appears in Collections:FEEC - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Cunha_AnaAparecidaSimoesda_M.pdf7.05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.