Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/259337
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Ensino colaborativo de eletrônica em ambiente síncrono e assíncrono usando software livre
Title Alternative: Collaborative distance teaching of electronics in synchronous and asynchronous environments using free software
Author: Almeida, Luis Rogério Gomes de
Advisor: Dias, José Antonio Siqueira, 1954-
Abstract: Resumo: Nesta pesquisa foi desenvolvida uma abordagem para o ensino remoto de eletrônica para nível médio. A abordagem, que previu experimentos colaborativos online em tempo real, foi testada com a realização de um curso piloto: Amplificadores Operacionais. O objetivo desta nova abordagem é diversificar a oferta de capacitação profissional em eletrônica, através do ensino a distância - EAD, com atividades síncronas e assíncronas. Foram escolhidos os modelos de aprendizagem, de projeto instrucional, de processo de produção e de processo de avaliação. A composição da infra-estrutura privilegiou as ferramentas livres e de código aberto, para atender às demandas do mercado com custo competitivo e possibilitar a maior dispersão geográfica possível. Neste trabalho, foi introduzida, de forma pioneira, a realização de experimentos através de simulações eletrônicas em um ambiente colaborativo, mudando a dinâmica do aprendizado e criando uma nova perspectiva de interação entre os alunos e o professor em um ambiente de ensino eficiente de eletrônica a distância. Com a realização desta pesquisa verificou-se que é viável o ensino remoto de eletrônica com atividades práticas interativas e colaborativas

Abstract: This research was developed an approach of an electronic remote learning. The approach, predicted that online collaborative experiments in real time, was tested on a pilot course: Operational Amplifiers. The aim of this new approach is to diversify the supply of vocational training in electronics, through the use of E-learning, with synchronous and asynchronous activities. Were selected models of learning, instructional project, production process and evaluation process. The infra-structure environment focus on open source and freeware tools, to meet market demand at competitive cost and enable greater geographical spread as possible. This work, was introduced, in a pioneer manner, perform experiments using computer simulations in a collaborative environment, changing the learning dynamics and creating a new interactive perspective between teacher and students in an effective environment for electronic e-learning. It was observed with this research a feasible way to teach remotely electronic with practical activities interactive and collaborative
Subject: Ensino à distância
Ambiente de aprendizagem
Eletrônica - Estudo e ensino
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2010
Appears in Collections:FEEC - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Almeida_LuisRogerioGomesde_M.pdf3.34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.