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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Jose Raimundo de Oliveirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica e de Computaçãopt_BR
dc.format.extent131 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃOpt_BR
dc.titleUtilização de redes neurais no controle da velocidade de um veículo experimentalpt_BR
dc.title.alternativeSpeed control of an automodel using neural networkspt_BR
dc.contributor.authorAlvarez Mamani, Ana Beatrizpt_BR
dc.contributor.advisorOliveira, José Raimundo de, 1950-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computaçãopt_BR
dc.subjectRedes neurais (Computação)pt_BR
dc.subjectIdentificação de sistemaspt_BR
dc.subjectControle automáticopt_BR
dc.subjectModelos matemáticospt_BR
dc.subjectSimulação (Computadores)pt_BR
dc.subjectVeículos a motorpt_BR
dc.subjectVelocidadept_BR
dc.subject.otherlanguageNeural Networksen
dc.subject.otherlanguageSystem identificationen
dc.subject.otherlanguageControlen
dc.subject.otherlanguageComputer Modelingen
dc.subject.otherlanguageSimulation e Speed.en
dc.description.abstractResumo: Este trabalho aborda a aplicação de diversos esquemas que usam redes neurais para identificação de sistemas e controle de velocidade, objetivando tornar o controle do sistema mais robusto às variações paramétricas, aos distúrbios de medida, e principalmente compensar os efeitos não lineares do ganho dependente da faixa de operação inerentes aos sistemas de velocidade. Para os testes e simulações foi utilizado um automodelo com motor CC. Diferentes bibliotecas do Matlab/Simulink foram utilizadas nas estações de controle para auxiliar nas atividades de simulação. Os resultados mostram um bom desempenho das RNAs na identificação de elementos não lineares, e garantem uma significativa redução do erro do valor predito da velocidade de saída. Os resultados obtidos com o controlador neural por linearização feedback foram aceitáveis e suficientes para o nosso objetivopt
dc.description.abstractAbstract: This work studies the application of projects that use neural networks for identification systems and control of speed, to make the system control more robust to the parametric and measure variations, and mainly to compensate the non-linear effect of the gain related to the inherent range of operation to the speed systems. For simulation and test an automodel with a DC motor was used. Several libraries of the Matlab/Simulink were used in the control stations to assist the activities of simulation. The results show an excellent performance of the RNA¿s in the identification of non-linear elements, and promise a significant reduction of the error of the predicted value of the speed. The results gotten with the neural controller for linearization feedback were acceptable and enough for our objectiveen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.citationALVAREZ MAMANI, Ana Beatriz. Utilização de redes neurais no controle da velocidade de um veículo experimental. 2004. 131 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/259251>. Acesso em: 4 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplineEngenharia de Computaçãopt_BR
dc.description.degreenameMestre em Engenharia Elétricapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameCosta, Jose Alfredo Ferreirapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameMadrid, Marconi Kolmpt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameGudwin, Ricardo Ribeiropt_BR
dc.date.defense2004-12-13T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-08-04T08:07:39Z-
dc.date.accessioned2018-08-04T08:07:39Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-04T08:07:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AlvarezMamani_AnaBeatriz_M.pdf: 3814133 bytes, checksum: 31badc94a32b076eeceae360c121c7d5 (MD5) Previous issue date: 2004en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/259251-
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