Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/259239
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.identifier(Broch.)pt_BR
dc.descriptionOrientadores: Mauro Sergio Miskulin, Rosana Giaretta Sguerra Miskulinpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica e de Computaçãopt_BR
dc.format.extent246p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃOpt_BR
dc.titleEducação em engenharia : o desenvolvimento de um aplicativo de autoria para a elaboração de mapas conceituais e hipertextospt_BR
dc.title.alternativeEngineering education : the development of an authoring tool for concept mapping and hypertext constructionpt_BR
dc.contributor.authorAmorim, Joni de Almeidapt_BR
dc.contributor.advisorMiskulin, Mauro Sérgio, 1947-pt_BR
dc.contributor.coadvisorMiskulin, Rosana Giaretta Sguerrapt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computaçãopt_BR
dc.subjectAutoriapt_BR
dc.subjectSites da Web - Desenhopt_BR
dc.subjectSistemas de hipertextopt_BR
dc.subjectRepresentação do conhecimento (Teoria da informação)pt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subject.otherlanguageAuthoringen
dc.subject.otherlanguageWeb site designen
dc.subject.otherlanguageHypertext systemen
dc.subject.otherlanguageRepresentation of knowledge (Information theory)en
dc.subject.otherlanguageDistance educationen
dc.description.abstractResumo: Uma das atividades principais na aprendizagem eletrônica é o desenvolvimento de conteúdo. Este conteúdo pode ser de vários tipos: textos, sons, imagens, animações, vídeos, entre outros. De modo geral, espera-se que professores desenvolvam e publiquem tal conteúdo por conta própria. Diante da necessidade de reutilização e compartilhamento de informação na forma de arquivos de diversos tipos por alunos e professores, torna-se relevante investigar novas formas de se aumentar a produtividade durante a autoria ao mesmo tempo em que se busca o favorecimento da aprendizagem. Desenvolveu-se, nessa perspectiva, um aplicativo de autoria de módulos educacionais em hipertexto com modelagem e posterior navegação auxiliada por mapas conceituais. Entre os objetivos pedagógicos do aplicativo desenvolvido, destaca-se o fato deste permitir o trabalho com mapas conceituais, diagramas que buscam favorecer a aprendizagem significativa, a qual guarda forte relação com criatividade e inovação, temas de importância na Educação em Engenharia atual. Contudo, tal aplicativo permite não apenas o trabalho com mapas conceituais, mas também a confecção de hipertexto na forma de páginas HTML, deste modo tornando-se útil no processo de autoria de tutoriais, trabalhos escolares, aulas virtuais ou até mesmo na indexação de arquivos de vários formatos sobre um dado tema. No caso de aulas virtuais, o aplicativo seria utilizado por um especialista em conteúdo, o qual pode ser um professor, para preparar uma primeira versão de um módulo educacional que, posteriormente, poderia ser desenvolvido com mais detalhes por uma equipe, se necessário. O aplicativo de autoria desenvolvido se denomina COMA (Conceitos e Mapas) e seu uso potencial vai além da área de Educação em Engenharia dada a sua facilidade de uso, a sua distribuição gratuita e a sua interface multilingüept
dc.description.abstractAbstract: One of the main activities in e-learning is content authoring. This content may be of several types: texts, sounds, animations, videos, etc. In general, it is expected from teachers to develop and publish this content by themselves. Due to the necessity of reusing and sharing information formatted as files of several kinds by students and teachers, it is relevant to investigate new ways of increasing productivity during the authoring process while trying to empower learning. In this perspective, it has been developed an application to author educational modules in hypertext with modeling and later navigation aided by concept mapping. Among the pedagogical objectives of the application developed, it can be mentioned that it allows working with concept maps, which are diagrams that favor meaningful learning. This learning theory is strongly related to creativity and innovation, themes of major importance in Engineering Education nowadays. But this application not only allows working with concept maps, it also develops hypertext as HTML pages. This makes it useful in the authoring process of tutorials, school work and virtual classes or in the indexation of files from several formats about a certain subject. In the case of virtual classes, the application would be used by a content expert, which may be a teacher; the purpose would be to prepare the first version of an educational module, which could be improved later on by a group of specialists, if needed. The authoring software is called COMA (Concepts and Maps) and its potential use goes beyond Engineering Education due to its easy of use, its free distribution and its multilingual interfaceen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.citationAMORIM, Joni de Almeida. Educação em engenharia: o desenvolvimento de um aplicativo de autoria para a elaboração de mapas conceituais e hipertextos. 2005. 246p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/259239>. Acesso em: 4 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplineEletrônica, Microeletrônica e Optoeletrônicapt_BR
dc.description.degreenameMestre em Engenharia Elétricapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameMurari, Carlos Alberto Favarinpt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameRicarte, Ivan Luiz Marquespt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameFranco, Marcelo Araujopt_BR
dc.date.defense2005-02-25T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-08-04T16:25:51Z-
dc.date.accessioned2018-08-04T16:25:51Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-04T16:25:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Amorim_JonideAlmeida_M.pdf: 4117315 bytes, checksum: d8daf52a049af1bbf040aeceb51c89e1 (MD5) Previous issue date: 2005en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/259239-
Appears in Collections:FEEC - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Amorim_JonideAlmeida_M.pdf4.02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.