Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/259121
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Um ambiente virtual de aprendizagem que utiliza avaliação formativa, a tecnologia de mensagens curtas e dispositivos móveis
Title Alternative: A learning virtual environment using formative assessment, short message technology and mobile devices
Author: Ismail, Samira Muhammad, 1962-
Advisor: Barreto, Gilmar, 1958-
Abstract: Resumo: Os dispositivos móveis podem ajudar o homem em várias atividades. Com adaptações no uso e nos programas, podem também apoiar alunos e educadores no ambiente educacional. Estas mudanças podem introduzir novos conceitos e poderosas ferramentas que, ao mesmo tempo, ampliam as possibilidades e a complexidade destes ambientes. No entanto, a limitada capacidade de acesso dos educadores e alunos a estes ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), ao contrário do que se pretende, pode ampliar a exclusão cultural e social. Este trabalho propõe a utilização do serviço de mensagens tipo SMS (Short Message Service) para modelar um AVA de baixo custo, uma estrutura que inclua estas comunidades e que, com criatividade, facilite a interação entre alunos, professores e os recursos tecnológicos, dentro e fora da sala de aula, ampliando as atividades colaborativas e as avaliações formativas. Um modelo em que o custo total de propriedade seja viável e de implantação imediata

Abstract: The mobile devices can help human being in several activities. With changes in procedures and softwares those solutions can support students and teachers in educational environment. At the same time, those changes can introduce new concepts and powerfull tools that expand the scope and complexity of those environments. The teacher and students constraints to access those Learning Virtual Environments (LVE), can make the cultural and social exclusion worse, in opposite way that it is supposed to be. This work proposes the use of SMS (Short Message Services) to model a low cost LVE, a specific solution to include those communities and, with creativity, turn it easier to interact students, teachers and the resources, inside and outside the classroom, improving the collaborative activities and formative assessment. A specific model where the TCO (total cost of ownership) will be feasible and can be up and running immediately
Subject: Tecnologia da informação e comunicação
Educação - Qualidade
Inclusão digital
Telefone celular
Interação professor-aluno
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2011
Appears in Collections:FEEC - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Ismail_SamiraMuhammad_M.pdf2.47 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.