Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/259060
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.identifier(Broch.)pt_BR
dc.descriptionOrientador : Fernando Antonio Campos Gomidept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica e de Computaçãopt_BR
dc.format.extent109p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃOpt_BR
dc.titleProgramação de escalas usando algoritmos evolutivos : aplicação em empresas de transporte ferroviariopt_BR
dc.contributor.authorRamirez Dominguez, Luis Albertopt_BR
dc.contributor.advisorGomide, Fernando Antonio Campos, 1951-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computaçãopt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétricapt_BR
dc.subjectAdministração da produçãopt_BR
dc.subjectAlgoritmos genéticospt_BR
dc.subjectOtimização combinatóriapt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho descreve uma nova ferramenta computacional para resolver um problema de programação de escalas encontrado no Sistema de Transporte Ferroviário Brasileiro. Um procedimento de busca evolutiva é usado na procura das melhores seqüências de trabalho, usando para isso critérios práticos que permitam um balanço aceitável no sentido econômico e social. A função de avaliação das soluções é baseada em duas metodologias de análise. A primeira usa um método de soma ponderada e a outra baseia-se em conceitos da teoria de conjuntosfuzzy. O algoritmo proposto foi testado usando dados reais fornecidos por uma empresa ferroviária. As escalas geradas pelo algoritmo evolutivo apresentaram resultados qualitativamente superiores quando comparados com os resultados produzidos por técnicas atualmente em usopt
dc.description.abstractAbstract: This work describes a new computational tool to solve a crew-scheduling problem common in the Brazilian Railway Transport Systems. An evolutionary search procedure is used to generate the preferred work sequences with respect to evaluating criteria. The aim is to obtain an acceptable balance between human and economic aspects. The fitness function is based on two methodologies. The first one uses a weighting sum scheme to aggregate the objectives whereas the second uses fuzzy set theory for the same purpose. The proposed algorithm was tested with actual data provided by a railway company. The schedules generated by the evolutionary algorithm are qualitatively better than those used in practiceen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2000pt_BR
dc.identifier.citationRAMIREZ DOMINGUEZ, Luis Alberto. Programação de escalas usando algoritmos evolutivos: aplicação em empresas de transporte ferroviario. 2000. 109p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/259060>. Acesso em: 2 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplineAutomaçãopt_BR
dc.description.degreenameMestre em Engenharia Elétricapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameArruda, Lucia Valeria Ramos dept_BR
dc.contributor.committeepersonalnameZuben, Fernando Jose Vonpt_BR
dc.date.defense2000-04-14T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-08-02T15:28:39Z-
dc.date.accessioned2018-08-02T15:28:39Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-02T15:28:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RamirezDominguez_LuisAlberto_M.pdf: 8004190 bytes, checksum: 62aeeb49d8655d2c7172f08e8c6ba749 (MD5) Previous issue date: 2000en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/259060-
Appears in Collections:FEEC - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
RamirezDominguez_LuisAlberto_M.pdf7.82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.