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Type: TESE
Title: Auditoria operacional como ferramenta para aumento da competitividade e da lucratividade de operadores logísticos
Title Alternative: Operational audit as a tool to improve the competitiveness and profitability of third-party logistics providers (3pl)
Author: Jacintho, José Carvalho de Ávila, 1960-
Advisor: Lima Júnior, Orlando Fontes, 1958-
Junior, Orlando Fontes Lima
Abstract: Resumo: O objetivo desta dissertação é apresentar um estudo de casos referente a um Sistema de Auditorias em Operações Logísticas internas, implantado em um Operador Logístico brasileiro em suas atividades de movimentação e armazenagem de materiais em indústrias, armazéns e centros de distribuição. Porém, por utilizar conceitos gerais, o sistema pode ser aplicado também em atividades industriais ou de serviços. O Sistema de Auditorias abrange a verificação da gestão dos 10 seguintes processos operacionais, diretos e indiretos, fundamentais para a eficiência e eficácia das operações: pessoas, equipamentos, controle de processos, segurança e saúde ocupacional, engenharia logística, relacionamento com os clientes, contrato com fornecedores, análise crítica de resultados, meio ambiente e organização e limpeza. É chamado de Sistema de Auditorias Operacionais Logísticas, pois vai além da proposição e aplicação da auditoria propriamente dita, tratando-se de uma abordagem sistemática, que visa à melhoria contínua das operações, através dos seguintes passos complementares: elaboração de planos de ação para a correção dos problemas apontados nas auditorias; incentivo ao uso das tradicionais ferramentas da qualidade; repetição periódica das auditorias e a aplicação de Indicadores Chave de Desempenho (KPI) para se acompanhar a evolução dos 10 processos auditados. Neste estudo de casos, para se verificar se a metodologia implantada foi bem-sucedida, foram analisados os resultados obtidos em 6 unidades de trabalho do Operador Logístico, sendo 3 unidades onde o método foi implantado e 3 onde não foi. Estes resultados obtidos foram analisados através de alguns KPI escolhidos que, por ser padrão do Operador Logístico, existem também nas unidades de trabalho onde o Sistema de Auditorias não foi implantado. Foi feita, então, uma síntese cruzada dos KPI, em um período de 5 anos, com os resultados comparados de 2 formas: primeiro, foi verificado a evolução dos KPI nas unidades de trabalho onde o Sistema de Auditorias foi implantado, para se souber se houve melhoria dos processos após a implantação do procedimento e, segundo, foi feito a comparação da evolução dos KPI entre os 2 grupos de estudo (unidades onde o sistema foi implantado com aquelas onde não foi), para se verificar qual foi o impacto da implantação do Sistema de Auditorias. Ao final deste trabalho são apresentadas conclusões e recomendações para aprimoramento do Sistema de Auditorias Operacionais Logísticas, dentro da filosofia de melhoria contínua praticada pelo Operador Logístico foco deste estudo

Abstract: The object of this dissertation is to present a case study about a Logistics Operations Audits System, implanted in a brazilian third-part logistic (3PL), in its material handling and warehousing operations, in industries, warehouses and distribution centers. However, as the system uses general concepts, it can be applied also in industrial or services activities. The audit system includes the management check of the 10 following, direct and indirect, process, those are critical for the operational efficiency and effectiveness: people, equipment, process control, occupational health and security, logistics engineering, consumer's relationship, supplier's contracts, critical analysis of results, environment and housekeeping. It is called Audits System because goes beyond the proposal and application of the audit strictly speaking, being a systematic approach that intends the operations continuous improvement, through the complementary following steps: development of action planes to correct the problems showed in the audits; stimulus to the use of the traditional quality tools; periodic repetition of the audits and the use of Key Performance Indicators (KPI), in order to follow the 10 audited process evolution. In the present case study, in order to see if the introduced methodology was successful, the reached results in 6 work units of this 3PL was analyzed, being 3 units were the methodology was applied and 3 were not. These reached results were analyzed through some chosen KPI that, because they are standard of the 3PL, there are also in the work units where the audit system was not introduced. So, it was done at 5 years KPI cross analysis, with the results compared in 2 ways: first, the indicators evolution in the units where the audit system was introduced, in order to verify if there was process improvement after the implantation of the procedure and, second, it was done the KPI evolution comparison between the 2 groups studied (units were the system was and was not introduced), in order to verify the impact of the audit system introduction. In the end of this dissertation conclusions and the audits system improvement proposals are presented, according to the continuous improvement philosophy used by the 3PL focused in this case study
Subject: Auditoria
Concorrência
Logística
Empresas - Lucratividade
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2013
Appears in Collections:FEC - Tese e Dissertação

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