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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Análise quantitativa do carregamento vertical dinâmico aplicado ao pavimento Brasileiro pela suspensão dianteira dos veículos comerciais
Title Alternative: Quantitative analysis of the vertical dynamic load applied to the Brazilian pavement by the front suspension of the commercial vehicles
Author: Kubo, Pablo Yugo Yoshiura, 1978-
Advisor: Paiva, Cássio Eduardo Lima de, 1953-
Abstract: Resumo: O modal rodoviário é a base do sistema logístico Brasileiro. Porém, apesar de sua importância, é caracterizada na sua maioria por pavimentos precários, sinalização em condições ruins e problemas de geometria das vias. Tal fato é agravado pela elevada idade média (13,6 anos) dos 1,5 milhão de veículos comerciais que trafegam nas rodovias. Ao longo de quatro anos, foi desenvolvida uma instrumentação para um caminhão 8x2, com o intuito de aquisitar o carregamento vertical aplicado ao pavimento, durante condições reais de rodagem do veículo. As amplitudes de carregamento dos eventos transientes como curva, frenagem e buracos evidenciam a severidade dos veículos comerciais ao pavimento flexível, que em alguns casos podem duplicar o carregamento vertical estático. Em contrapartida, o índice de irregularidade longitudinal (IRI) de um pavimento em condições ruins gera, pelo menos, sessenta vezes mais dano à suspensão do veículo, quando comparado a um pavimento em boas condições. Desta forma, se por um lado há a necessidade de uma melhor análise do correto dimensionamento do pavimento considerando o comportamento dinâmico do caminhão, alerta-se também para o fato de que as montadoras de veículos comerciais precisam considerar a influência das condições de manutenção do pavimento no desenvolvimento de seus produtos

Abstract: Road transport is the basis for the Brazilian logistic system. Despite its importance, it is overall characterized with bad maintained pavements, road signs in bad conditions and geometric design problems. In addition of that, the total of approx. 1.5 million trucks have a high average age of 13.6 years. Over the last four years, it has been developed an instrumentation for a 8x2 rigid truck, in order to measure the vertical load applied to the pavement, during real truck running conditions. The loading amplitudes from the transient events such as corners, braking and potholes show the severity from the commercial vehicles to the flexible pavement, which in some cases could double the vertical static load. On the other hand, the international roughness index (IRI) of a pavement with bad maintenance condition generates, at least, sixty time more damage for the vehicle suspension, when compared to a pavement with good maintenance condition. In this regard, at the same time that there is the necessity of a better analysis for the correct pavement design, this Thesis also alerts that the Trucks OEMs need to consider the influence of the pavement maintenance condition for its product design
Subject: Pavimentos
Veiculos - Transporte - Brasil
Fadiga
Editor: [s.n.]
Citation: KUBO, Pablo Yugo Yoshiura. Análise quantitativa do carregamento vertical dinâmico aplicado ao pavimento Brasileiro pela suspensão dianteira dos veículos comerciais. 2015. 1 recurso online ( 207 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/258357>. Acesso em: 29 ago. 2018.
Date Issue: 2015
Appears in Collections:FEC - Tese e Dissertação

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