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Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Parâmetros de sustentabilidade no retrofit escolar : abordagem gráfica
Title Alternative: Sustainability parameters os schools'retrofit : graphical approach
Author: Panobianco, Isabela Escaroupa, 1986-
Advisor: Monteiro, Evandro Ziggiatti, 1967-
Abstract: Resumo: O trabalho parte de uma metodologia desenvolvida pelo projeto "Greenbuilding ¿ Tecnologias Verdes", uma parceria FEC/Unicamp ¿ CPFL, no qual o grupo da pesquisadora levantou e trabalhou com parâmetros exclusivos das temáticas de implantação, projeto arquitetônico e conforto ambiental - de diversas certificações ambientais destinados às novas construções e habitações. Entretanto, para o presente estudo os parâmetros levantados foram específicos da tipologia escolar e pertencentes aos seguintes sistemas: LEED, CHPS, AQUA e AIA, os quais restringiram-se às mesmas temáticas já mencionadas. A pesquisa utilizou ainda quatro projetos escolares de unidades da rede pública de ensino (material gráfico composto por plantas, cortes, elevações, etc - cedido pela FDE - Fundação para o Desenvolvimento da Educação) que serviram como estudos de caso de caráter exploratório. O objetivo da dissertação é analisar os parâmetros de sustentabilidade que possam ser úteis para o retrofit escolar através de uma abordagem gráfica. Para isso, a metodologia baseou-se em utilizar cada parâmetro levantado e analisá-lo no material gráfico fornecido quanto aos seguintes critérios: (1) sua possível identificação gráfica - o parâmetro pode ser identificado através de um desenho? Por quê? (2) sua situação diagnosticada ¿ caso o parâmetro tenha sido constatado no material gráfico, de que maneira ele foi atendido: bem, mal ou parcialmente? (3) sua localização ¿ quais pranchas do material gráfico foram consultadas para responder a esse parâmetro? (4) seu grau de dificuldade de retrofitar ¿ é fácil, médio ou difícil de fazer um retrofit arquitetônico na escola visando atender esse parâmetro e deixá-la um pouco mais sustentável? O estudo conclui que os sistemas de certificação trabalham de forma desvinculada em relação ao desenho arquitetônico, tendo em vista que esse vínculo poderia facilitar a incorporação de princípios de sustentabilidade nos processos de projeto, tanto para o caso de edifícios novos como para retrofit de existentes. Outra constatação advinda do estudo foi que os parâmetros de sustentabilidade são úteis tanto para nortear projetos sustentáveis quanto para a avaliação de possibilidade de retrofit

Abstract: The work starts from a methodology developed by the project "Green building - Green Technologies", a partnership FEC / Unicamp - CPFL, in which the group of researcher stood and worked with exclusive parameters of thematic of implantation, architectural and environmental comfort - from several environmental certifications for the new buildings and homes. However, for this study were collected parameters specific to the school typology and belonging to the following systems: LEED, CHPS, AQUA and AIA, which were restricted to the same issues already mentioned. The research even used four school projects - units of public schools (graphic material consisting of plans, sections, elevations, etc. - donated by FDE - Foundation for the Development of Education) that served as case studies of exploratory character. The purpose of the dissertation is to analyze the sustainability parameters that may be useful to retrofit school through a graphical approach. For this, the methodology was based on using each parameter lifted and analyze it in graphical material supplied on the following criteria: (1) their possible graphical identification - the parameter can be identified through a drawing? Why? (2) their diagnosed situation - if the parameter has been found in the graphic material, how he was answered: good, bad or partially? (3) their location - which planks, from the graphic material, were consulted to answer this parameter? (4) their degree of difficulty to retrofit ¿ Is it easy, medium or hard to do a architectural retrofit in a school aiming to answer this parameter and leave this school a little more sustainable? The study concludes that certification systems work so unlinked in relation to architectural drawing, considering that this link could facilitate the incorporation of sustainability principles in the design process, both for the case of new buildings and for retrofit of existing. Another conclusion arising from the study was that the sustainability parameters are useful both to guide sustainable projects and the evaluation of possible retrofit
Subject: Arquitetura escolar
Indicadores de sustentabilidade
Reabilitação
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2014
Appears in Collections:FEC - Tese e Dissertação

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