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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Cássio Eduardo Lima de Paivapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.format.extent105 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃOpt_BR
dc.titleAplicações da técnica de auditoria de segurança viária em segmentos rodoviários no Estado de São Paulo = avaliação crítica e reflexõespt_BR
dc.title.alternativeApplications of the road safety audit technique in road segments in São Paulo state : critical evaluation and thoughtspt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, José Luiz Fuzaropt_BR
dc.contributor.advisorPaiva, Cássio Eduardo Lima de, 1953-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.subjectSegurançapt_BR
dc.subjectAuditoriapt_BR
dc.subjectAcidentespt_BR
dc.subjectTrânsito - Medidas de segurançapt_BR
dc.subjectSistema viáriopt_BR
dc.subject.otherlanguageSafetyen
dc.subject.otherlanguageAuditen
dc.subject.otherlanguageAccidentsen
dc.subject.otherlanguageTraffic - Safety measuresen
dc.subject.otherlanguageRoad systemen
dc.description.abstractResumo: Dado aos altos números de acidentes e de vítimas no Brasil e à insuficiência de recursos disponíveis para a correção de todos os problemas, surge a oportunidade de se adotar uma abordagem pró-ativa utilizando-se as Auditorias de Segurança Viária para identificar os locais potencialmente inseguros ao longo das vias, possibilitando identificar os locais mais perigosos e permitindo assim agir com mais critério de modo a aplicar os recursos existentes e aumentar a segurança das vias. Utilizando-se das técnicas de Auditoria de Segurança Viária, pretende-se com este trabalho identificar os locais potencialmente perigosos e os elementos da via que contribuem para a ocorrência e o aumento do risco de acidentes nos trechos selecionados, avaliando-se os resultados obtidos e o potencial de melhoria na segurança viária. Foram analisados 11 (onze) trechos rodoviários, onde se aplicou as técnicas de ASV. Procurou-se ter uma representatividade de diversas categorias de rodovias, desde as rodovias de pista simples até as auto-estradas, sob jurisdição do Estado (DER), de empresas privadas (concessionárias de rodovia) e de empresa de economia mista (Dersa), de modo a obter dados abrangentes e que permitissem a avaliação proposta. O experimento conseguiu apontar e quantificar fatores inseguros nas rodovias em estudo, permitindo que se faça um planejamento para sua eliminação ou redução da sua periculosidade. A condução do experimento utilizando diferentes classes de rodovias, sob jurisdições distintas, permitiu comparar os resultados de campo e o desempenho de segurança de cada trecho, se mostrou eficaz em apontar as deficiências de segurança e permitiu analisar a segurança por tipo de ocorrência, por tipo de rodovia e por tipo de administraçãopt
dc.description.abstractAbstract: Given the high number of accidents and victims on the road network of Brazil and the inadequacy of resources available to correct all safety deficiencies, there comes the opportunity to adopt a proactive approach using Road Safety Audits to identify places with safety problems along the highways, thus identifying the high-risk situations and enabling a better focus on the expenditure of available resources to increase road safety. Using Road Safety Audit techniques, this paper intend to identify potentially dangerous locations and the elements of the road that contribute to the occurrence and the increase of risk of accidents in selected segments, evaluate the results and the potential for improvement in road safety. Eleven (11) road segments have been analyzed using RSA techniques. There was an effort to have a representation of different categories of roads, from single lane roadways up to expressways, under State jurisdiction (Highway Department), private companies (concessionaires) and mixed capital company (Dersa) to obtain comprehensive data that would allow the proposed evaluation. The experiment pointed out and quantified unsafe factors on highways under study, thus allowing the planning for their elimination or reduction of their risk. The conduct of the experiment using different road categories under distinct jurisdictions permitted a comparison of the field results and safety performance of each segment. This was effective in pointing out the safety weaknesses and made it possible to analyze safety by type of occurrence, type of highway and by type of administrationen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.citationRODRIGUES, José Luiz Fuzaro. Aplicações da técnica de auditoria de segurança viária em segmentos rodoviários no Estado de São Paulo = avaliação crítica e reflexões. 2010. 105 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/258207>. Acesso em: 16 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplineTransportespt_BR
dc.description.degreenameMestre em Engenharia Civilpt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameSantos, Luís de Picadopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameGuimarães, Carlos Alberto Bandeirapt_BR
dc.date.defense2010-04-08T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-08-16T15:32:09Z-
dc.date.accessioned2018-08-16T15:32:09Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-16T15:32:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rodrigues_JoseLuizFuzaro_M.pdf: 1225275 bytes, checksum: 74ead417080ac4cac1113725d01dd054 (MD5) Previous issue date: 2010en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/258207-
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