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Type: TESE
Title: Proposta de um modelo para mensuração do desempenho dos serviços logísticos
Title Alternative: Proposed logistic service performance measurement model
Author: Ignácio, Paulo Sérgio de Arruda, 1963-
Advisor: Bacic, Miguel Juan, 1954-
Abstract: Resumo: O objetivo desta tese é propor um novo modelo para mensuração do desempenho dos serviços logísticos, em função de lacunas observadas nos modelos teóricos publicados e as características da natureza dos serviços. O problema desta pesquisa está concentrado nas dimensões e atributos utilizados para mensuração do desempenho dos serviços logísticos e das organizações empresariais de uma forma geral. Não é verificada nos modelos teóricos para avaliação do desempenho a dimensão Pessoas e seus respectivos atributos. A condução da pesquisa fez-se em duas etapas: revisão bibliográfica e estudos de casos múltiplos exploratórios. Duas premissas foram definidas para condução dos casos estudados: a primeira afirma que as dimensões Clientes, Fornecedores e Processos estão intensamente presentes na mensuração de desempenho dos serviços logísticos, tanto dos provedores de serviços logísticos quanto nas organizações empresariais de outros segmentos. A segunda afirma que os atributos relativos à dimensão Pessoas são competências, produtividade e clima social. Os casos estudados neste trabalho foram selecionados em função da compreensão das replicações literais (provedor-operadores de serviços logísticos) e teóricas (organizações que utilizam a logística como parte dos seus processos de negócios). Os resultados obtidos confirmaram a necessidade da mensuração da dimensão Pessoas, junto às dimensões dos Fornecedores/Clientes e Processos nos modelos de mensuração do desempenho dos serviços, junto com os seus respectivos atributos.

Abstract: This thesis aims to propose a new model to measure logistics services performance as a function of the observed gaps in published theoretical models and the nature of service characteristics. This research focuses in dimensions and performance attributes used to measure the logistics service performance as well as the entrepreneurship organizations in general. The People dimension and corresponding attributes are not present in performance evaluation theoretical models. Research was conducted in two phases: bibliographical review and analysis of multiple exploratory cases. Two premises were defined to conduct the evaluated cases: the first states the Costumer, Supplier and Processes dimensions are intensively present in logistics services measurement of logistics service providers and other entrepreneurship organizations. The second states the People dimension attributes are competencies, productivity and social climate. The examined cases for this paper were selected based on the understanding of literal replication (logistics service providers) and theoretical (organizations using logistics as part of their business processes).The results achieved reinforce the need to measure the People dimension and corresponding attributes along with Customers, Suppliers and Processes in logistics services performance measurement models.
Subject: Desempenho - Avaliação
Modelos
Logística
Gestão de pessoas
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2010
Appears in Collections:FEC - Tese e Dissertação

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