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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Análise de poços de grande diâmetro executados pelo método de escavação sequencial na vertical
Title Alternative: Analysis of large diameter shafts executed by sequencial vertical excavation method
Author: Cortizo, Paloma Teles, 1985-
Advisor: Barros, Pérsio Leister de Almeida, 1957-
Abstract: Resumo: O método de escavação sequencial tomou recentemente sua variante na vertical, cujo maior ex-poente são os poços de grande diâmetro. Estes poços se encontram no estado da arte da engenha-ria, e o Brasil como um dos percussores deste tipo de solução de engenharia. Possuem como a-plicação o ataque de obras de sistema de transporte urbano de passageiros, ventilação e saídas de emergência, acesso e também como corpo principal de estações de metrô, entre outras obras de engenharia. Os poços de grande diâmetro não podem ser executados com equipamentos de per-furação convencionais como perfuratrizes e/ou lanças rotativas, já que podem ter diâmetro de escavação da ordem de dezenas de metros. Do ponto de vista estrutural, os poços de grande diâ-metro podem ser caracterizados como uma estrutura em casca cilíndrica fina e curta sujeita a tensões radiais. Esta pesquisa tem como objetivo avaliar os métodos de análise e dimensiona-mento dessas obras. São abordados tanto os métodos de equilíbrio plástico de determinação de pressão lateral de solo sobre estruturas de arrimo, quanto os métodos mais elaborados que levam em consideração a interação solo-estrutura. Estudos práticos e numéricos são conduzidos com o intuito de se validar e verificar um programa de cálculo evolutivo por modelo discretizado de Winkler, objeto de estudo desta pesquisa, comparando seus resultados com um programa em que o meio contínuo é resolvido por diferenças finitas e por estudo comparativo com os métodos de equilíbrio plástico descritos ao longo da pesquisa. São feitas comparações entre resultados numé-ricos em dois poços hipotéticos para balizamento de análise e quatro obras já executadas no Metrô da Linha 4 de São Paulo: poço VSE "1", poço de acesso"2" (em sua primeira fase), poço VSE "3" e o poço "4

Abstract: The sequential vertical excavation method has recently been used in the execution of large diam-eter shafts, mainly in attack face works for public transportation systems construction such as ventilation and emergency exits, for sewage treatment plants and hydroelectric projects. The large diameter shafts cannot be executed with conventional drilling equipment such as drills and/or rotating lances, as they can have an excavation diameter in the order of dozens of meters. From a structural point of view, the large diameter shafts may be characterized as a cylindrical short and thin shell structure, subjected to horizontal load. This work aims to evaluate the meth-ods of analysis and design of these excavations. Both the classical methods of determining lateral soil pressure on retaining cylindrical walls and the more elaborate methods that take into account the soil-structure interaction are discussed. Practical and numerical studies are conducted in order to validate and verify a computer program of evolutionary computation by discretized model of Winkler, this dissertation object of study, first comparing its results with a program of continuous model by finite differences and then comparing with classical methods described throughout this work. Among those methods, limit equilibrium methods, sliding wedge method and semi-analytical method are analyzed. Comparisons between numerical results obtained by the methods on four shafts already executed in the Subway Line 4 of São Paulo are made. Those shafts are: Shaft 1, Shaft 2 (in its first phase), Shaft Ventilation and Emergency Exit "3", and Shaft Ventilation and Emergency Exit "4"
Subject: Poços
Métodos numéricos
Interação solo-estrutura
Escavação
Editor: [s.n.]
Citation: CORTIZO, Paloma Teles. Análise de poços de grande diâmetro executados pelo método de escavação sequencial na vertical. 2015. 1 recurso online ( 223 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/257961>. Acesso em: 28 ago. 2018.
Date Issue: 2015
Appears in Collections:FEC - Tese e Dissertação

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