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Type: TESE DIGITAL
Title: Determinação de elementos potencialmente tóxicos em solos superficiais localizados nos canteiros centrais das principais rodovias de acesso da cidade de Campinas (SP) empregando a fluorescência de raios X : dispersão por energia e reflexão total
Title Alternative: Determination of potentially toxic elements in surface soils located on the medians of the main acess highways in Campinas City (SP) using X ray fluorescence : energy dispersive and total reflection
Author: Canteras, Felippe Benavente, 1987-
Advisor: Moreira, Silvana, 1957-
Abstract: Resumo: O solo é constituído por partículas minerais, matéria orgânica, água, ar e microorganismos vivos e está intimamente ligado à qualidade ambiental. Deve-se salientar ainda que poluentes dispostos no solo podem contaminar outros meios, como a água dos lençóis freáticos, por infiltração, e o ar, por ressuspensão do solo, ou ainda ser novamente integrado à cadeia alimentar através da absorção pelas plantas. O objetivo desse trabalho foi determinar elementos potencialmente tóxicos nas camadas superficiais de solo das principais rodovias de acesso à cidade de Campinas e para realizar essas determinações, foram empregadas as técnicas de Fluorescência de Raios X por Dispersão de Energia (ED-XRF) e por Reflexão Total com excitação por Radiação Síncrotron (SR-TXRF). Nas medidas realizadas por ED-XRF foram detectados sete elementos de interesse ambiental (V, Cr, Ni, Cu, Zn, As e Pb), enquanto nas medidas por SR-TXRF foram detectados cinco elementos potencialmente tóxicos (Cr, Ni, Cu, Zn e Pb). Os valores de referência de qualidade foram excedidos em todas as rodovias avaliadas pelas duas técnicas, com exceção do elemento V por ED-XRF na rodovia Bandeirantes. Quanto aos valores de prevenção, Cu e Zn apresentaram concentrações acima do estabelecido pela CETESB em todas as rodovias. Para o elemento Cr, o limite de prevenção só não foi ultrapassado na rodovia Prof. Zeferino Vaz (SR-TXRF), e para o As na rodovia Anhanguera (ED-XRF). Os valores de intervenção para Cr foram excedidos nas rodovias Anhanguera, Bandeirantes e D. Pedro. As coletas foram realizadas nos anos de 2012 e 2013. Com a finalidade de se avaliar a influência da distância da pista, que variou de 0,30 a 3,30 m, nas concentrações elementares, foram empregados testes estatísticos (ANOVA e teste de Tukey). Foi avaliada ainda a influência do regime pluviométrico na concentração dos elementos detectados, tanto por ED-XRF quanto por SR-TXRF, com a aplicação do teste t de Student. Para avaliar as possíveis fontes de emissão de poluentes foi empregada a análise de componentes principais (ACP), indicando quatro possíveis fontes principais: solo, queima de etanol e gasolina, queima de óleo diesel e emissão industrial

Abstract: The soil can be defined as the top layer of the Earth's crust formed by mineral particles, organic matter, water, air and living microrganisms. The soil is closely linked to environmental quality. It should be pointed out that pollutants in soil can contaminate other media such as groundwater, by infiltration, and air, by soil re-suspension, and can be again integrated into the food chain through absorption by plants. The aim of this study was to determine potentially toxic elements in the surface layers of soil of the main access roads to the city of Campinas (SP) and to make these determinations, the techniques of Energy Dispersive X-ray fluorescence (ED-XRF) and Synchrotron Radiation Total Reflection (SR-TXRF) were employed. In the measurements performed by ED-XRF seven elements of environmental interest (V, Cr, Ni, Cu, Zn, As and Pb) were detected while by SR-TXRF measurements five potentially toxic elements were identified (Cr, Ni, Cu, Zn and Pb). Quality limits were exceeded on all highways evaluated by both techniques, except for V by ED-XRF in Bandeirantes highway. The elements Cu and Zn were detected on all highways in concentration above the prevention values established by CETESB for São Paulo state. For Cr the prevention limits were not exceeded only in Prof. Zeferino Vaz highway (SR-TXRF), and for As in Anhanguera highway (ED-XRF). The intervention values for Cr were exceeded in Anhanguera, Bandeirantes and Dom Pedro highways. The samples were collected in the years 2012 and 2013. In order to evaluate the influence of the distance of the track, which ranged from 0.30 to 3.30 m, in the elemental concentrations, were employed statistical tests (ANOVA and Tukey's tests). It was also evaluated the influence of rainfall on the elements concentration, for both techniques, ED-XRF and SR-TXRF, applying the Student t test. Principal component analysis (PCA) was carried out in order to identify possible emission sources, indicating four possible main sources: soil, ethanol and gasoline burning, diesel fuel burning and industrial emissions
Subject: Solos
Rodovias
Metais
Fluorescência de raio X
Luz síncrotron
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2015
Appears in Collections:FEC - Tese e Dissertação

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