Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/257831
Type: TESE
Title: Ações de gestão do conhecimento na construção civil : evidencias a partir da assistencia tecnica de uma construtora
Title Alternative: Knowledge management actions in the construction sector : evidence from a construction company's maintenance
Author: Fantinatti, Pedro Augusto Pinheiro
Advisor: Granja, Ariovaldo Denis, 1963-
Abstract: Resumo: O conhecimento é entendido, atualmente, como o principal ativo das organizações de sucesso. No setor da construção, porém, há pouca sustentação do conhecimento e as empresas perdem, freqüentemente, grande parte do seu ativo intelectual devido, entre outros, à alta rotatividade no setor. Capturar, armazenar e disseminar conhecimento não é uma tarefa trivial, porém, a aproximação entre as pessoas de uma organização e incentivos ao compartilhamento de conhecimento podem estimular a manutenção e o desenvolvimento do capital intelectual de uma organização. O principal objetivo desta pesquisa é coletar evidências de processos de captura, compartilhamento, disseminação e reutilização do conhecimento na construção, visando responder à seguinte questão: ¿como e onde se dá o processo de captura e reutilização do conhecimento obtido a partir do processo de assistência técnica em uma empresa de construção?¿. Partiu-se do pressuposto de que as empresas de construção, mesmo que de uma maneira intuitiva e não sistemática, aplicam métodos e ferramentas de gestão do conhecimento (GC). Por meio de um estudo de caso exploratório, utilizando-se para contextualização do tema estudado, uma empresa construtora atuante no subsetor de edificações na macro região da cidade de Campinas, estado de São Paulo, foram identificados procedimentos de GC utilizados, a partir das atividades de assistência técnica de mais de cinco anos em um conjunto habitacional multi-familiar composto de mil, setecentas e noventa e oito unidades entregues, distribuídas em vinte e nove condomínios. Foram levantadas duas mil, duzentas e quarenta e duas fichas de registro de dados referentes aos vícios de construção. Utilizando-se de técnicas de levantamento de dados qualitativos, por meio de observação direta e entrevistas não estruturadas, se pôde constatar a existência de uma rede de compartilhamento e reutilização do conhecimento. Observaram-se exemplos do ciclo de aprendizado a partir de experiências na assistência técnica, cujos efeitos refletiram em melhoria da qualidade e retrabalhos evitados em alguns processos de produção. Os resultados permitiram entender melhor o processo de compartilhamento, disseminação e reutilização do conhecimento a partir das atividades de assistência técnica na construção, culminando com uma proposta de diretrizes para a implantação da GC em empresas do setor

Abstract: In the present days the knowledge is regarded as the main asset for the success of the all organizations. In the construction sector, however, it has low sustentation of the knowledge and the companies lose great part of their intellectual assets, frequently, because to the high work-force instability in the sector. Capturing, storing and sharing knowledge are not trivial tasks, however, the proximity between the time members of an organization and incentives to share the knowledge can stimulate the maintenance and the development of the intellectual assets in any organization. The hypothesis is that the construction companies apply some knowledge management (KM) methods or tools in their process, even in a non-systematic way. By a case study, KM procedures have been identified in a construction company in the region of the city of Campinas, São Paulo state, Brazil. From the maintenance activities about more than five years in a multi-familiar housing set with a thousand, seven hundred, ninety eight units delivered, distributed in twenty nine condominiums, it has been analyzed two thousand, two hundred, forty two pathologies (construction re-works) registers. By qualitative data-collection techniques, like researcher direct observation and not structuralized interviews, it could conceive a sharing and reusing chain of the knowledge. Examples of the learning cycle from experiences in the maintenance has been observed, whose effect has reflected in the quality improvement and reworks prevented in some production processes. The results has allowed to understand better the knowledge sharing, dissemination and reusing process from the building maintenance activities. Finally, a proposal of direction lines for the KM implantation in construction companies is presented.
Subject: Gestão do conhecimento
Indústria de construção civil - Administração
Aprendizagem organizacional
Capital intelectual
Assistência técnica
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2008
Appears in Collections:FEC - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Fantinatti_PedroAugustoPinheiro_M.pdf1.07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.