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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Lucila Chebel Labakipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.format.extent115 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃOpt_BR
dc.titleConforto termico nos espaços de transição e sua influencia como elemento apaziguador do microclima localpt_BR
dc.title.alternativeThe thermal comfort in transitional spaces and its influence as an appeaser of the local microclimatept_BR
dc.contributor.authorSkubs, Daniellept_BR
dc.contributor.advisorLabaki, Lucila Chebel, 1943-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.subjectConforto térmicopt_BR
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.subjectClimapt_BR
dc.subjectClimatologia urbanapt_BR
dc.subject.otherlanguageThermal comforten
dc.subject.otherlanguageSchool environmenten
dc.subject.otherlanguageClimateen
dc.subject.otherlanguageUrban climatologyen
dc.description.abstractResumo: As áreas de transição têm especificidades por suas características construtivas e por serem espaços influenciados tanto pelo clima externo como pela edificação a que pertencem. Ainda são escassos os estudos sobre este tema no Brasil. Aceita-se que em regiões quentes estes ambientes podem minimizar o choque térmico dos usuários na passagem interior ao exterior, compor ambientes de microclima local agradável, tornando os espaços mais confortáveis e receptivos. O objetivo deste trabalho é avaliar a importância da área de transição como elemento apaziguador do microclima local e a percepção dos usuários para este fato, adotando como objeto de estudo duas instituições de ensino, de Piracicaba e Santa Bárbara D'Oeste, SP. A metodologia adotada baseou-se na aplicação de questionários, realização de medições dos parâmetros ambientais e registro, através de croquis e anotações, da implantação e características construtivas dos ambientes analisados. As medições forneceram dados para a análise do comportamento térmico das áreas de transição e salas de aula e os questionários foram utilizados para avaliar as sensações, preferências térmicas e impressões dos usuários em relação a estas, através do cálculo do Voto Médio Estimado (VME). Os resultados da pesquisa mostraram que a escolha dos materiais e a configuração do espaço de transição são fundamentais para o conforto térmico e indicaram que os usuários percebem a importância da área de transição como elemento apaziguador do choque térmico causado pela diferença de temperaturas entre área interna e externa. A relevância deste trabalho está em mostrar que estas áreas podem ser ambientes confortáveis e espaços agradáveis, que contribuem para o conforto térmico dos ambientes e proporcionam maior qualidade de vida aos usuários, mostrando ainda potencial auxílio de economia de energia.pt
dc.description.abstractAbstract: Transitional areas have specificities due to their constructive characteristics and to the way in which these spaces are influenced by the outdoor climate and the building which they belong to. There are few studies on this issue in Brazil. It's accepted that in hot environments regions, these areas can minimize the users' thermal impact in the transition indoor - outdoor and can provide pleasant local microclimate environments, creating more comfortable and receptive spaces. The goal of this study is to evaluate the importance of the transitional areas as an appeaser of local microclimate as well as the users' perception to this fact, adopting by study object two educational institutions of Piracicaba and Santa Bárbara D'Oeste, SP - Brazil. The methodology is based in the use of questionnaires, measurements of environmental parameters and the record of implantation and constructive characteristics of the analyzed environments, through sketches and notes. The measurements provided data for analysis of the transitional areas and classrooms' thermal behavior and the questionnaires were used to evaluate the users' thermal sensations, preferences and perceptions, through the Predicted Mean Vote (PMV) calculation. The results of this research have shown that the choice of materials and the configuration of the transition area are fundamental to thermal comfort and also indicated that users understand the importance of this space as an appeaser of thermal impact caused by the temperatures difference between indoor and outdoor environments. The relevance of this research consists in showing that these areas may be comfortable spaces and nice environments, also contributing to environment's thermal comfort and providing better quality of life to their users, showing also potential support for energy saving.en
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.citationSKUBS, Danielle. Conforto termico nos espaços de transição e sua influencia como elemento apaziguador do microclima local. 2009. 115 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/257752. Acesso em: 5 Jan. 2021.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplineArquitetura e Construçãopt_BR
dc.description.degreenameMestre em Engenharia Civilpt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameFrota, Anasia Barrospt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameCaram, Rosana Mariapt_BR
dc.date.available2021-01-05T20:04:22Z-
dc.date.accessioned2021-01-05T20:04:22Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-01-05T20:04:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Skubs_Danielle.pdf: 14200776 bytes, checksum: 3848b0e7f767b5ebf3f638f9c66c4f0b (MD5) Previous issue date: 2009en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/257752-
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