Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/257081
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Praticas educativas ambientais no distrito de Joaquim Egidio, Campinas-SP, em busca da sustentabilidade local
Title Alternative: Environmental educative activities in district of Joaquim Egidio, Campinas-SP, reaching the local sustaintability
Author: Maldonade, Iris Rodrigues
Advisor: Park, Kil Jin, 1950-
Abstract: Resumo: A presente pesquisa focaliza as práticas educativas ambientais realizadas no período de 2001 a 2004, em Joaquim Egídio, Distrito da cidade de Campinas-SP. A partir da experiência do trabalho pedagógico do Centro Municipal de Educação Infantil-CEMEI Alexandre Sartori Faria, desse Distrito, seleciona-se os entrevistados pelo envolvimento e inserção que possuem na escola e no Distrito.Utiliza-se da pesquisa etnográfica, com enfoque nos aspectos qualitativos, com uso de técnicas de observação participante, de entrevista e de análise de documentos. A ênfase da entrevista se dá no relato oral dos entrevistados por esta permitir que o entrevistado use de seu conhecimento e de sua história de vida, selecionando os elementos necessários para o desenvolvimento da pesquisa. As entrevistas foram gravadas e transcritas, posteriormente, possibilitando a análise dos dados com o confronto da experiência do CEMEI, sob as categorias: Imaginário Rural e Urbano, Parcerias entre Poder Público e Privado, Relação Escola-Comunidade e Conceito de Educação Ambiental. Conclui-se que a sustentabilidade local é possível quando os membros da comunidade se inserem na vida cotidiana do Distrito, participando dos seus eventos e buscando na própria comunidade, articulações para enfrentar os problemas locais. Através da identificação com o local, as pessoas constroem o sentido de pertencimento que é fundamental para o desenvolvimento sustentável do local. A pesquisa finaliza com alguns apontamentos extraídos da análise dos dados, que podem ser pertinentes enquanto indicadores para possíveis Políticas Públicas a serem implementadas na região

Abstract: The present research studies the environmental educative practice carried through in the period of 2001 the 2004, in Joaquin Egídio, District of the city of Campinas-SP, Brazil. From the experience of the pedagogical work of the Municipal Centre of Infantile Education of this District, CEMEI-Alexander Sartori, the representing pupils of the traders and the agriculturist families were identified and selected for the interview. Ethnical research was used to study it considering the participant comments, document interview and analysis with approach in the qualitative aspects. The interviews had had emphasis in Verbal History for this to allow the interviewed one used its knowledge and its history of life, selecting the necessary elements for the development of the research. The interviews had been recorded and transcribing later, making possible the analysis of the data with the confrontation of the experience of the CEMEI, under the categories: Imaginary Agricultural and Urban, Partnerships between the Public and Private power, Relation School-Community and Concept of Ambient Education. It is concluded that the local maintenance is possible when the members of the community are inserted in the daily life of the District, beginning as participant of feasts up to joining to the community to face the local problems. Once the person identifies to the place, the feeling of belonging to the community is raised, which is essential to the sustainable development of the place. The research finishes with some extracted notes of the analysis of the data that can be pertinent for the Public Politics of the region
Subject: Áreas de conservação de recursos naturais
Educação ambiental
Política ambiental
Proteção ambiental - Participação do cidadão
Agricultura - Aspectos ambientais
Desenvolvimento econômico - Aspectos ambientais
Desenvolvimento sustentável
Agricultura sustentada
Ciência - Estudo e ensino
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2006
Appears in Collections:FEAGRI - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Maldonade_IrisRodrigues_M.pdf1.41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.